A tripla jornada de ser mulher

É impressionante como passa o tempo e o paradigma continua: ser mãe, trabalhar e praticar esportes. Tudo isso fica ainda mais intrigante quando o esporte é radical. A mulher vem conquistando novos espaços, mas a sua função de procriar e cuidar da prole revela-se um instinto nato. E, ao engravida, este novo estereótipo de mulher lida com algumas novas questões. Então a gente se coloca em campo e pergunta aos especialistas nessas áreas (médicas obstetras e mastologistas)...


Dra. Rachel Frota, especialista em Ginecologia e Obstetrícia.

POSSO PRATICAR ESPORTE OU TRABALHAR SEM PREJUDICAR A EVOLUÇÃO DO MEU BEBÊ?
Pode sim, trabalhar e praticar esportes, desde que sempre com orientação médica. O primeiro trimestre da gestação sempre é uma fase crítica, considerando o risco de abortamento espontâneo aumentado por fatores genéticos, hormonais e por causas não determinadas. Por isso, nesta fase, o ideal seria diminuir o ritmo até que se estabeleça uma gravidez saudável. No trabalho, o ideal seria manter o conforto, utilizando vestimentas apropriadas. O horário de trabalho e a posição deverão ser os mais confortáveis possíveis. Quanto à atividade física, vale lembrar que nosso organismo é adaptável, mas o peso adquirido ao longo da gestação irá reduzir sua resistência física. Um conselho saudável: não queira virar superatleta assim que engravidar. Mantenha o ritmo!

QUE TIPO DE ALIMENTAÇÃO PODEREI UTILIZAR?
Uma gestante normal necessita de uma dieta equilibrada com proteínas, vitaminas, gorduras, fibras e cálcio. E, é claro, muita água. É das proteínas e das gorduras que o organismo tira o maior valor energético. Porém, estas substâncias são importantes na formação das estruturas fetais e na produção dos hormônios ─ e, por isso, as atletas devem aumentar a ingestão de carboidratos para manutenção rápida de energia.

ATÉ QUE MÊS PODEREI PRATICAR ESPORTES E TRABALHAR?
Até quando seu médico orientar. Contudo, enquanto estiver confortável, geralmente não há restrições.

A INTENSIDADE E REGULARIDADE DA PRÁTICA DE ESPORTES E DA JORNADA DE TRABALHO TÊM QUE SER MODIFICADA EM QUE MÊS DE GRAVIDEZ?
A jornada de trabalho deverá ser de no máximo oito horas, respeitando o horário de almoço e, preferencialmente, diurna. Quanto a pratica de esportes, o ideal seria conversar com seu médico durante o pré-natal para garantir segurança e tranqüilidade no ciclo gravídico. Existem desportistas que praticam esportes até o 8° ou 9° mês de gestação.

_____________________________________________________________________________


Dra. Mônica Travassos, especialista em mastologista.

QUANTO TEMPO É O IDEAL PARA ALEITAÇÃO?
A Organização Mundial de Saúde estima um mínimo de seis meses, tempo em que se transferem ao bebê anticorpos que conferem uma imunidade relativa. O leite materno é um alimento completo, portanto, não se assuste: nos seis primeiros meses, só leite. Não é necessário mais nenhum complemento. Você poderá deixar de aleitar quando quiser, mas o ideal é o máximo possível.

QUAIS CUIDADOS DEVEREI TER COM A GESTAÇÃO “NO QUESITO MAMAS” PARA UM ALEITAMENTO IDEAL?
A mama se desenvolve ao longo da gestação para permitir uma amamentação adequada. Ocorre um aumento no volume das mamas e um escurecimento das aréolas (parte que fica ao redor do mamilo). Deve-se usar um sutiã que sustente as mamas e evitar cremes hidratantes nas aréolas. Sugerimos que a gestante faça um furinho no sutiã no local do mamilo, para que durante a gestação ele fique roçando na roupa e, assim, torne-se mais resistente para o bebê. Lembre-se de que, no início, o aleitamento pode ser um pouco desconfortável. Peça orientação ao seu médico, não é “mico” nenhum. Amamentar não é difícil, mas pode virar um tormento para família se não for bem conduzido. No mais, boa gestação e seja bem-vinda a mais uma jornada.