MARcante

Penso, logo existo... me inquieto, logo escrevo”. Redação, rap, poesia, letra de música, crônica, Rio de Janeiro, praia e surf. Assim é o livro Diário noturno, de autoria do rapper Gabriel O Pensador, um garoto com fome de letra, um adolescente com sede de sol, um artista pensante. Filósofo-pop-urbano. Plugado, antenado e contemporâneo ─ capaz de dar saltos para o mundo, e também mergulhos em profundidade para dentro de si mesmo, um cidadão que não aceita a falta de atitude, um surfista, um artista carioca.

Diário noturno foi escrito em madrugadas insones e criativas de Gabriel, no transcorrer do seu desenvolvimento, e revela talentos e angustias do rapper: “Quem sou eu?” sempre foi uma das perguntas fatais para o então menino Gabriel, como demonstram os primeiros textos da obra literária, em que o autor conta que se sentia desafiado e feliz ao escrever suas redações escolares. Muitos anos e textos depois, passados para o livro, mais maduro, com a profissão definida, o homem de atitude transborda para as páginas límpidas a chama acesa da inquietude, a sensibilidade apurada, a indignação do cotidiano, os sonhos.

Noturno recupera a memória do pensador; que, na faculdade de Comunicação Social, se sentia terrivelmente inconformado com o conformismo ─ disparando textos como petardos contra a miséria, o racismo, a violência, a corrupção e as drogas. Porém, além dos temas essencialmente sociais, para os quais Gabriel se volta com uma honestidade rara, o livro reúne os escritos de romantismo explícito, seja lá qual for paixão.

Escritor apaixonado pelo mistério das relações pessoais e familiares, O Pensador revela em seu diário os medos e as delicadezas, a solidão, os projetos futuros (que se tornaram realidade), e vários amores. Uma dessas paixões é pela vida carioca, outra pela música, outra pelo mar, que pode ser lido no capítulo “MARcante para mim”, em que poemas referentes ao nobre esporte, às vezes introspectivos, dropam no diário do carioca.

Livro lançado em 2001 pela Editora Objetiva, suas vendas se esgotaram rapidamente, e chega a ser uma raridade entre os acervos de sebos e livrarias. Boa leitura para quem quer conhecer um pouco dos pensamentos, das músicas e dos poemas do rapper Gabriel, o livro foi relançado há pouco tempo, e pode ser referência de leitura sobre um poeta do Rio.

Sou um peixe voador”, confessa Gabriel em um dos poemas em que, surfista, abençoa o mar e o prazer de mergulhar. Sim, é o que esse pensante artista é: pacífico e romântico, atlético, atlântico. Capaz de inundar uma leitura com sua própria emoção e alegria de viver.