SINO CINQÜENTÃO


ESTE AO A ETAPA DE BELL'S BEACH, A MAIS TRADICIONAL DA AUSTRÁLIA, COMPLETARÁ 50 ANOS ─ UM EVENTO QUE SE TORNOU LENDÁRIO POR DEFINIR OS RUMOS DO SURF PROFISSIONAL.



O evento que começou como uma celebração do surf australiano na páscoa, hoje é parte da história do surf profissional no mundo inteiro. Quem nunca ouviu falar de Bell’s Beach? A praia que fica no estado de Victoria, na Austrália, acompanhou o nascimento do surf de competição desde 1961. Naquela páscoa aconteceu o primeiro Bell’s Beach Surf Classics, repleto de surfistas cabeludos na água e hippies australianos nas colinas ao redor da areia. Depois o surf começou a ganhar mais respeito e, na década de 1970, se tornou um esporte profissional. O evento deixou de ser uma mera tradição pascoal entre os “aussies” para colocar Bell’s no mapa do mundo do surf.

Este ano a competição completa 50 anos e a Rip Curl não podia deixar a data passar em branco. A patrocinadora do evento, que começou a fabricar suas roupas de borracha em Torquay, próxima ao pico, disponibilizou sua coleção completa de pôsteres e está produzindo um documentário sobre a história da competição.

Os pôsteres são uma viagem no tempo. Podemos lembrar de anos inesquecíveis ─ como a disputa gigantesca de 1981, com ondas de ate 8 pés, quando o australiano Simon Anderson levou o sino para casa; o vice-campeonato de Teco Padaratz, em 2000, contra o havaiano Sunny Garcia; ou ainda a vitória de Silvana Lima na etapa de 2009. Sem contar a lembrança estética do surf das antigas ─ desde o surf monoquilha dos anos 1970, passando pelos johns coloridos da década de 1980 até chegar ao Dream Tour.