PROBLEMAS AMBIENTAIS EM OCEAN BEACH


OCEAN BEACH, PALCO DA 10ª ETAPA DO TOUR, FICOU MAIS SUSCETÍVEL A EROSÕES APÓS O ÚLTIMO FENÔMENO EL NIÑO. A SURFRIDER FOUNDATION E O SAVE THE WAVES COALITION TÊM PROPOSTAS PARA SOLUCIONAR O PROBLEMA.

Sede do Rip Curl Pro The Search, que acontece entre 1 e 12 de novembro, em Ocean Beach, em São Francisco, sobre constantes erosões devido ao aumento do nível do mar e à infraestrutura mal planejada. O pico é famoso por segurar swells de até 15 pés, mas depois dos furacões ocorridos no inverno de 2010, as ondas enormes desgastaram 15 metros da costa, destruíram parte da Great Highway e ameaçam o duto de esgoto que está localizado sob a avenida, em Sloat Boulevard.

Junto à comunidade, a Surfrider Foundation e o Save the Waves Coalition, ONGs influentes na defesa de ecossistemas e ambientes de surf, assumiram a resposabilidade de criar planos de curto e longo prazo. A desição partiu da California Coastal Commission, no dia 13 de junho. Como solução providencial, serão criadas barreiras com sacos cheios de areia para amenizar o impactodas ondas. Outra idéia é devolver a areia ao mar ─ sistema que menos agride o meio ambiente, porém, o mais caro.

"Mover a infraestrutura mais para dentro da terra é a melhor maneira de controlar o problema", diz Bill McLaughlin, coordenador do San Francisco Surfrider, que está desenvolvendo o plano de longo prazo que será finalizado até janeiro de 2012.

Além disso, "a barragem causa um potente eleito backwash que afeta a qualidade da onda, e a perda da área de praia altera a bancada de areia. Isso pode acabar com o surf de qualidade em Sloat", diz Katie Westfall, diretora ambiental do Save the Waves. No entanto, o norte de Ocean Beach, onde será realizado o The Search, não sobre o desgaste.