O Não-Eddie Aikau



Todo final de ano no Hawaii alguém vê o primeiro swell se aproximando e começa o burburinho. É sempre a mesma história: "essa temporada promete", "é ano de 'El Niño'" ou "esse ano rola o Eddie". Todo mundo que pega onda e que tem vontade de um dia ir para as ilhas e ver Waimea Bay bombando já ouviu falar de Edward Ryan Aikau. Sim, ele foi o primeiro salva-vidas do North Shore e perdeu a vida tragicamente a vida em 1978, aos 33 anos, quando tentava salvar tripulantes da embarcação Hokule'a durante a recriação da viagem polinésia, entre Hawaii e Tahiti.

Depois que desapareceu no mar quando ia procurar ajuda para seus companheiros, Eddie virou herói e mito, sinônimo de bravura. Para homenageá-lo, desde 1984 acontece um evento em Waimea que só ocorre quando as ondas passam dos 20 pés havaianos (seis metros). Desde que foi criado, só ocorreu de fato seis vezes, sendo a última há cinco anos.

Por mais incríveis que sejam as previsões e os mega swells que ameaçam atingir o arquipélago, nem sempre as condições ficam propícias, pois o vento tem sido um consistente vilão. Esse ano o kona wind (vento maral) já estragou uma consistente ondulação que prometia montanhas de água em The Bay, no começo de janeiro.

Claro que todo ano a cerimônia de abertura do campeonato é um evento que por si só já vale a pena, pois resgata as raízes do esporte, reunindo no parque de Waimea certamente a maior concentração de big riders por metro quadrado do planeta. Esse ano o Brasil volta à lista principal de convidados com o pernambucano Carlos Burle defendendo o país entre americanos e alguns poucos australianos.

Agora só falta o mar subir com ondas fechando a baía, bem do jeito que Eddie gostava. Fica a expectativa e a mesma pergunta toda temporada: será que esse ano rola?


GALERIA DE CAMPEÕES DO EVENTO:
→ 1986 ─ Denton Miyamura (HAW)
→ 1987 ─ Clyde Aikau (HAW)
→ 1990 ─ Keone Downing (HAW)
→ 1999 ─ Noah Johnson (HAW)
→ 2001 ─ Ross Clarke-Jones (AUS)
→ 2002 ─ Kelly Slater (EUA)
→ 2004 ─ Bruce Irons (HAW)