MUITA GENTE SONHA EM SER SURFISTA PROFISSIONAL. VIAJAR O MUNDO, COMPETIR, SAIR NAS REVISTAS E SER ÍDOLO DA MOLECADA, SEM DÚVIDA É MUITO ATRAENTE ─ PRINCIPALMENTE SE VOCÊ FOR PAGO PRA ISSO. MAS NÃO ADIANTA APENAS SURFAR BEM. O ATLETA QUE TODA MARCA PROCURA TEM QUE SABER PROMOVER SEU PATROCINADOR E BUSCAR RETORNO COM EXPOSIÇÃO NA MÍDIA. CONFIRA ALGUMAS DICAS PARA CONSEGUIR SE TORNAR UM SURFISTA PROFISSIONAL ─ E MANTER A PROFISSÃO.
MONTE SEU PORTFOLIO
Um portfolio é basicamente um currículo. Tudo o que você precisa é uma pequena introdução que inclua seus objetivos, suas conquistas e duas ou três das suas melhores fotos surfando. Destaque os resultados em campeonatos, fotos publicadas e qualquer outro tipo de exposição. Se você tem imagens suficientes para editar um curto vídeo, isso ajuda também. Lembre-se que patrocinadores procuram sempre atletas que proporcionem retorno a seu investimento. Ou seja, buscam um surfista que apareça nas revistas, vídeos e TV.
Um portfolio é basicamente um currículo. Tudo o que você precisa é uma pequena introdução que inclua seus objetivos, suas conquistas e duas ou três das suas melhores fotos surfando. Destaque os resultados em campeonatos, fotos publicadas e qualquer outro tipo de exposição. Se você tem imagens suficientes para editar um curto vídeo, isso ajuda também. Lembre-se que patrocinadores procuram sempre atletas que proporcionem retorno a seu investimento. Ou seja, buscam um surfista que apareça nas revistas, vídeos e TV.
PRODUZA FOTOS E VÍDEO
Ver a si mesmo surfando é uma das melhores formas de evoluir. Pode ser decepcionante, já que não é fácil descobrir que, na verdade, você não surfa tão bem assim. Mas é a melhor maneira de identificar o que você precisa melhorar em sua performance. Além disso, ter fotos e filmagens suas mostra a potenciais patrocinadores que você está trabalhando para aumentar sua exposição. Produzir um vídeo de 5 ou 10 minutos co suas melhores ondas, o (a) diferenciará de outros tantos jovens surfistas que buscam um patrocínio.
Ver a si mesmo surfando é uma das melhores formas de evoluir. Pode ser decepcionante, já que não é fácil descobrir que, na verdade, você não surfa tão bem assim. Mas é a melhor maneira de identificar o que você precisa melhorar em sua performance. Além disso, ter fotos e filmagens suas mostra a potenciais patrocinadores que você está trabalhando para aumentar sua exposição. Produzir um vídeo de 5 ou 10 minutos co suas melhores ondas, o (a) diferenciará de outros tantos jovens surfistas que buscam um patrocínio.
ESTABELEÇA CONTATO
Participe dos campeonatos de sua praia. A principal surf shop local pode ser um bom começo. Uma vez brother da galera da loja, fica mais fácil conhecer os representantes das marcas que muitas vezes servem de olheiros para os team managers.
Participe dos campeonatos de sua praia. A principal surf shop local pode ser um bom começo. Uma vez brother da galera da loja, fica mais fácil conhecer os representantes das marcas que muitas vezes servem de olheiros para os team managers.
TORNE-SE UMA INFLUÊNCIA
Quando você é patrocinado, seu trabalho é expor e promover a marca que o apóia. Então o ideal é trabalhar para uma marca cujos produtos você curte. Se você surfa bem e é conhecido e respeitado pela galera da sua praia local, provavelmente será uma influência na área, principalmente para os garotos mais jovens que estão começando no surf.
Quando você é patrocinado, seu trabalho é expor e promover a marca que o apóia. Então o ideal é trabalhar para uma marca cujos produtos você curte. Se você surfa bem e é conhecido e respeitado pela galera da sua praia local, provavelmente será uma influência na área, principalmente para os garotos mais jovens que estão começando no surf.
MANTENHA CONTATO
Uma vez patrocinado, manter contato com seu patrocinador é fundamental. Sempre deixe seu chefe a par do que está rolando com você: seus resultados em competições, fotos publicadas nas revistas e exposição geral na mídia. Você estará mostrando que está trabalhando para dar retorno.
Uma vez patrocinado, manter contato com seu patrocinador é fundamental. Sempre deixe seu chefe a par do que está rolando com você: seus resultados em competições, fotos publicadas nas revistas e exposição geral na mídia. Você estará mostrando que está trabalhando para dar retorno.
CAIA NA ESTRADA
Patrocínios locais geralmente não incluem salário, mas sim um apoio na forma de produtos, verba para viagens e incentivos por exposição na mídia. Por isso, não hesite em pedir grana para viajar. Isso mostrará ao patrocinador que você está tentando cair na estrada para correr campeonatos e produzir fotos e vídeos em ondas melhores. Viajar é fundamental para sua evolução como surfista, além de ser uma maneira adicional de dar retorno à marca que o patrocina.
Patrocínios locais geralmente não incluem salário, mas sim um apoio na forma de produtos, verba para viagens e incentivos por exposição na mídia. Por isso, não hesite em pedir grana para viajar. Isso mostrará ao patrocinador que você está tentando cair na estrada para correr campeonatos e produzir fotos e vídeos em ondas melhores. Viajar é fundamental para sua evolução como surfista, além de ser uma maneira adicional de dar retorno à marca que o patrocina.
SEJA DEDICADO
Não desista se as coisas não derem certo logo de cara. Se você acredita verdadeiramente que pode ser um atleta de valor para uma marca, continue tentando. Se você não tem tido sorte em fechar o patrocínio que gostaria, arrume o que puder. Às vezes tudo o que você precisa é ser notado. Você provará seu valor se for dedicado. Continue conhecendo as pessoas do meio, criando contatos e trabalhando com fotógrafos e videomakers. Se você não acreditar em si mesmo, quem vai?
Não desista se as coisas não derem certo logo de cara. Se você acredita verdadeiramente que pode ser um atleta de valor para uma marca, continue tentando. Se você não tem tido sorte em fechar o patrocínio que gostaria, arrume o que puder. Às vezes tudo o que você precisa é ser notado. Você provará seu valor se for dedicado. Continue conhecendo as pessoas do meio, criando contatos e trabalhando com fotógrafos e videomakers. Se você não acreditar em si mesmo, quem vai?
NÃO SE ESQUEÇA DE SE DIVERTIR
Patrocínio não é tudo. Portanto, não deixe que seu objetivo final impeça que você aproveite o prazer de se tornar um surfista melhor.
Patrocínio não é tudo. Portanto, não deixe que seu objetivo final impeça que você aproveite o prazer de se tornar um surfista melhor.