SURF NA BAVIERA

O Jardim Inglês ou "Englischer Garten" é o maior parque urbano do planeta. Fica em Munique, capital da Baviera, no sul da Alemanha. O equivalente ao Central Park de Nova York ou o Ibirapuera de São Paulo, existe desde 1789 e, de uns dez anos pra cá, abriga uma nova tribo à sombra de suas árvores: os surfistas! Mas Munique não fica no meio da Alemanha, distante algumas centenas de quilômetros do mar mais próximo?

Isto não é problema. O parque é cortado por inúmeros canais e, um em especial, o "Eisbach" ou Canal de Gelo, se forma depois do inverno com o degelo das montanhas, apresentando forte correnteza.

Stephan, 25, surfista há sete anos, que costuma surfar em Portugal e na França, contou que durante o inverno, quando o canal seca, eles aproveitam para amarrar troncos no fundo para formar uma barreira artificial que dará uma forma de onda à forte corrente.

Esta barreira é trocada anualmente. O canal tem uns dez metros de largura e as margens são de pedra. Os surfistas entram na "onda" de três maneiras: sentando na margem do canal, com os pés na prancha, inclinam o corpo para frente e saem surfando; também sentados na margem, seguram a prancha e saem deitados, como num drop normal e depois levantam; ou, os mais habilidosos, pulam direto sobre a prancha saindo já na posição de pé.

A disciplina germânica é uma característica que se observa até no surf local. Formam-se filas de cada lado do canal, respeitando-se a ordem de chegada, ninguém fica mais de três minutos na onda e todos têm sua vez: locais, turistas, jovens, adultos, iniciantes, iniciados, homens e mulheres.

O "Eisbach" fica no limite norte do Parque Inglês, próximo ao centro antigo de Munique, à beira da Avenida Prinzregenten, entre a Casa de Arte ou "Haus der Kunst" e o Museu Nacional da Baviera.