A MELHOR MANEIRA DE ENFRENTAR O SOL


PARA QUEM COSTUMA FICAR DUAS OU TRÊS HORAS NO OUTSIDE DEBAIXO DO SOL, UMA BOA PROTEÇÃO DE PELE É INEVITÁVEL. FALAMOS COM PRÓS E ESPECIALISTAS PARA SABER O QUE USAR


Para fazer o que mais gosta, um surfista precisa apenas de uma prancha, uma bermuda e o mínimo de talento, certo? Errado. Um bom protetor solar é peça importantíssima na mala de uma surf trip.

A dermatologista Ligia Kogos indica os protetores à prova d’água, mas ressalta que os que contém zinco em sua fórmula são mais eficazes. “O óxido de zinco é um filtro físico. Ele é uma partícula que reflete a luz e que não arde os olhos. O zinco também tem uma ação calmante, que é bom para quem já está com a pele vermelha e irritada”.

Entre os surfistas, os protetores preferidos são os de bastão. “Uso protetor solar Vertra, aquele stick que é mais fácil de usar”, conta Jessé Mendes, surfista profissional de 22 anos. O fabricante do Vertra garante que o protetor tem proteção ultra-resistente à água e não precisa ser passado mais de uma vez ao dia.

A velha guarda segue outro caminho: “Sempre usei Hipoglós, sou dessa época”, afirma Fabio Gouveia. Apesar de não ser oficialmente um filtro solar, o Hipoglós é eficaz na proteção contra o sol. Além de conter óxido de zinco em sua fórmula, a pomada forma uma camada espessa sobre a pele que repele o sol. Porém a doutora Ligia lembra: “Mesmo passando o Hipoglós, é interessante passar também um filtro solar por baixo para fazer mais efeito”.

Uma opção híbrida entre o Hipoglós e os protetores, é o americano Zinka, um protetor à prova d’água que contém zinco em sua fórmula e também é vendido em bastões. Depois que estiver com o rosto bem protegido, não se esqueça de proteger o corpo. As lycras feitas com tecidos que protegem dos raios UV são ideais.