LONGBOARD ESPECIAL

Quando se encomenda um Longboard, às vezes é complicado decidir o que fazer. Começando pelo modelo, pela rabeta ou a flutuação. O modelo pode ser Clássico ou Progressivo. O clássico é ideal para ondas pequenas, com boa largura como 9’3” × 22’ ½” × 3”, bico largo, excelente para um nose ride (pé no bico).

Já o progressivo, com uma largura menor e com flutuação de acordo com o peso do surfista, rabeta estreita, como 9’3” × 22’ ¾” × 2’ ¾”, vai facilitar nas curvas e dar mais velocidade nas manobras mais radicais, fazendo com que o long tenha uma boa projeção.

Alguns artifícios são usados no shape: concaves no bico (ajuda a dar mais flutuação no bico), canaletas (mais velocidade), v-bottom (troca de borda), fazendo com que o conjunto geral ajude o surfista a fazer manobras mais fáceis.

Um detalhe importante é o seu shaper ficar atento ao fundo da prancha, pois muitos fazem como pranchinha, e isso é errado, pois o fundo do longboard é bem diferenciado.

Já quando às quilhas, tem uma infinidade de modelos e estilos, o que fazer? Os longs podem ser: triquilhas como as pranchinhas, ou os mais usados hoje em dia, que são com estabilizadores e quilha central, removíveis ou não. Podem ser também só monoquilhas, muito usados nos modelos clássicos.

As quilhas mais estreitas na base, junto com estabilizadores, funcionam muito bem nos modelos progressivos, com tamanhos que variam entre 6” e 7’ ½” polegadas.

Os modelos mais largos na base funcionam melhor como mono em modelos mais clássicos, com tamanhos que variam entre 8’ ½” e 9” polegadas.

Os longs podem também apresentar 2 ou 3 longarinas, para reforçar, com rabeta e bico de madeira muito usado nos modelos clássicos, que dão sem dúvida um toque muito especial.


QUE MODELO USAR NA RABETA?
Usamos vários modelos como diamond, squash, swallow, round pin, etc...

Os mais usados são:
Squash: que são excelentes para todos os tipos de ondas, deixando a rabeta mais solta, devido a ter uma área maior e com mais flutuação.
Round Pin: deixa a prancha mais veloz, pois entra mais na água, projetando bem a prancha, uito usada em ondas maiores e mais fortes.


UMA OUTRA COISA TAMBÉM QUE É SEMPRE DÚVIDA É A PINTURA, O QUE FAZER?
Aconselha-se a colocar cores claras, nos dois lados, pois o sol pode esquentar muito a prancha em cores escuras, causando danos irreversíveis, como deformar o bloco e o envelhecimento da prancha

Uma dica também é nunca deixar sua prancha dentro do carro fechado no sol.