UM DIA PARA PENSAR NO MAR E NA PRAIA


O DIA INTERNACIONAL DO SURF É COMEMORADO COM AÇÕES FOCADAS NA PROTEÇÃO DO MEIO AMBIENTE E NA DEMOCRATIZAÇÃO DO ESPORTE.



Já pensou em tirar aquele dia para fazer um bate-volta, comemorar a existência do surf e ajudar na limpeza das praias e do mar? Ou mesmo ajudar alguém com poucas condições a surfar? O dia 19 de junho é o dia certo para isso: há oito anos a Surfing Magazine criou o International Surfing Day, que hoje acontece em mais de 20 países, como Brasil, EUA, Austrália, Portugal, Espanha e África do Sul, e inspira surfistas ao redor do mundo a cuidar do meio ambiente e do universo do surf.

A idéia é unir surfistas profissionais, amadores, veteranos e rookies para sessões de surf e ações em grupo. Cada praia terá a sua programação, na maioria com aulas especiais de surf, shows, festas e principalmente ações para divulgar e conscientizar surfistas e banhistas sobre a proteção do meio ambiente. Marcelo Roberto, organizador do evento no Brasil, disse que o melhor de 2010 aconteceu em Fortaleza, na Praia do Futuro. Além de aulas e apresentações de surf, a praia recebeu palestras sobre o meio ambiente, distribuição de kits para limpar a praia e, para fechar o dia, shows com bandas locais.

Neste ano, entre as ações mais nobres no Brasil, destaca-se o Adaptsurf Day, uma aula de surf para deficientes físicos, que acontecerá na Barra da Tijuca. Em Portugal, serão ministradas aulas para deficientes visuais e auditivos em Paredes da Vitória e Praia do Castelo. Em Dana Point, na Califórnia, além da tradicional surf session e da limpeza da praia, o South Orange County vai organizar uma confraternização aberta a todos os surfistas, com churrasco de graça e distribuição de brindes.