OS FAVORITOS


NESTE TEXTO VOU FALAR DAS PÁGINAS MAIS ACESSADAS PARA PESQUISA, CONSULTA OU SIMPLESMENTE CHECAGEM DE INFORMAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO MEU TRABALHO NO BLOG.


RECEBO DIARIAMENTE DEZENAS DE E-MAILS DE USUÁRIOS COM TODOS OS TIPOS DE SOLICITAÇÕES, SOBRETUDO PEDIDOS DE ORIENTAÇÃO DE PÁGINAS DA WEB SOBRE CAMPEONATOS, PRANCHAS, TRIPS ETC. DESTACO ALGUNS SITES MANEIROS QUE DÃO UMA FORÇA NO MEU DIA A DIA DE TRABALHO. COMO NÃO QUERO PREENCHER MUITO O ESPAÇO, LANCEI APENAS ALGUNS POUCOS SITES, SENDO TODOS DE ORIGEM ESTRANGEIRA. EM OUTRO MOMENTO EU DIVULGO SITES DO BRASIL E DA AMÉRICA DO SUL, ALÉM DE PÁGINAS EXCLUSIVAMENTE PARA LONGBOARDERS, GAROTAS E BODYBOARDERS. ATÉ LÁ!



ASP WORLD TOUR Uma das páginas mais acessadas por mim. Resultados, rankings, perfis de atletas, blogs, fotos, vídeos, enfim, neste site a galera encontra tudo que se refere ao Circuito Mundial da Association of Surfing Professionals ─ a Fifa do surf. Jornalistas especializados também podem se cadastrar para receber os boletins da entidade, bem como baixar fotos e vídeos. No Brasil, a página da ASP South America é dirigida pelo assessor de imprensa João Carvalho, responsável pela divulgação dos eventos e pelo relacionamento com a mídia especializada para cessão de imagens, credenciamento para cobertura dos campeonatos e meio-campo com atletas e patrocinadores. O site da ASP também direciona os usuários para as páginas dos demais escritórios regionais na Europa, Ásia (incluindo Austrália) e África. Detalhe, o webmaster é o brasileiro Mano Ziul, carioca de Niterói, responsável pela popularização do Circuito Mundial pela internet, graças ao seu extraordinário trabalho de cobertura em vídeo pela web.

ISA É o site do surf amador, dirigido pelo uruguaio Pablo Zanocchi, media-manager da entidade. Além do conteúdo semelhante ao do site da ASP, a página da International Surfing Association também possui loja online e programas de treinamento.

SURFLINE Um dos melhores sites do mundo. Com base na Califórnia, diante do tradicional píer de Huntington Beach, além de trazer informações de qualidade, possui webcams localizadas nas praias mais estratégicas do surf internacional, como Pipeline. O conteúdo é de primeira, mas não está totalmente disponível ao usuário. O filé é só para quem paga a assinatura de US$ 5,82 por mês. Aí sim o internauta pode acessar webcams em sistema HD, previsões detalhadas no litoral e que também podem ser baixadas no celular, além de outros privilégios como descontos nas compras em pacotes de surf trips em sites parceiros, descontos nas compras de produtos no site Swell.com etc.

SURFERS VILLAGE Trata-se de um site europeu, com base em Biarritz, França, dirigido pelo inglês Bruce Boal, pai do competidor Tim Boal. O forte do site é o volume de informação, com notícias do mundo todo em inglês, francês, espanhol e também em português, principalmente notas relacionadas à indústria do esporte.

TRANSWORLD BUSINESS Aqui a galera encontra um site completamente diferente, filhote da conceituada revista “Transworld Surf”. Não espere por altas fotos ou vídeos de ação. O negócio aqui é número e os usuários surfam por notícias que envolvem acionistas, investimentos, lucros e outros assuntos financeiros de quem surfa entre quatro paredes.

SURFER MAGAZINE Tida como a mais completa e influente publicação do surf internacional, a página da “Surfer Mag” é realmente irada. A revista atualmente comemora 50 anos de bons serviços prestados ao esporte e a versão online não deixa por menos, com muitas histórias, notícias, vídeos e tudo que se pode esperar de um site completo e abrangente.

SWELL A surf shop online Swell é realmente grandiosa e oferece cerca de 100 marcas com uma formidável linha de produtos para homens, mulheres e crianças. Particularmente, eu nunca comprei um produto. Mas gosto de navegar neste site para ter referências de valores e para estar em dia com os lançamentos para compras no exterior para os meus amigos, que estão sempre fazendo encomendas.

NOAA O site da NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administration) traz informação vital para a elaboração das previsões de ondas, pois fornece os dados que dão vida às previsões que fazem a alegria ─ ou tristeza ─ do surfista. É um site útil também para todos que vivem do mar ou que moram no litoral e que, de uma maneira ou de outra, dependem das condições climáticas ou do oceano. O trabalho do NOAA começou em 1807 e hoje as agências estão baseadas em todas as regiões dos Estados Unidos.

LEGENDARY SURFERS O site dos surfistas lendários tem informações valiosas e perfis de dezenas de caras maneiros. Porém a página anda meio largada, com muitos links quebrados e com um visual anos 90. Mas o que vale é o conteúdo, a história de surfistas fundamentais como Duke Kahanamoku, Tom Blake, Woody Brown, Rabbit Kekai, Dale Velzy, Mickey Dora etc. O site tem fotos, vídeos do YouTube, relatos irados, histórias sensacionais dos surfistas e dos picos igualmente lendários como Malibu, Waimea e Sunset, além de artigos assinados por grandes nomes da mídia internacional como Nick Carroll ou Drew Kampion.