Fácil de chegar, difícil de pegar


SEGUINDO PARA O SUL DE FLORIANÓPOLIS ENCONTRAMOS UM DOS MELHORES BEACH BREAKS DE SANTA CATARINA. COM FÁCIL ACESSO PARA A PRAIA E UM CLIMA PARADISÍACO, ESSE “SECRET” TEM SOFRIDO AS CONSEQÜÊNCIAS DO CRESCIMENTO DESORDENADO E DA SUPER LOTAÇÃO DE SURFISTAS NO OUTSIDE.



Com esquerdas e direitas, esse “pequeno-gigante” pedaço de praia proporciona um surf de altíssima qualidade quando entram fortes ondulações de sul. Para quem está curtindo na praia, o surf torna-se um espetáculo à parte, com alto nível profissional e ondas cinematográficas, deixando qualquer pessoa presa aos mágicos momentos de surf.


NO BOM CAMINHO
Com a explosão populacional na Ilha, o lado sul vem sofrendo forte impacto com diversas construções irregulares, alterando também a qualidade das ondas. Ainda bem que, de uns tempos pra cá, a galera local se uniu para proteger o pico com todas as forças. A idéia é preservar as direitas e conservar essa praia como um santuário, mantendo a cultura nativa e o respeito com os locais.

Para chegar no “santuário” é importante descobrir a lagoa escondida. Não é a da Conceição, essa é menor e você precisa atravessá-la para chegar ao pico certo. O acesso é fácil, porém de difícil localização. Mas, com uma dose de sorte e vibe positiva, o cara encontra. Depois é uma questão de saber como se posicionar lá dentro e se comportar para ter um dia feliz.

Sabendo chegar, sempre com respeito, qualquer um com certa habilidade pode desfrutar da onda e pegar tubos maravilhosos.


DICA: Fique esperto no drop. A onda é rápida, pesada e tubular. É importante ter cuidado na água com o localismo e procurar não atrapalhar ninguém.


QUANDO E COMO
A Ilha da Magia possui diversas ondas que podem proporcionar momentos de surf irados, claro que nem todas são tão perfeitas e tubulares como o pico em questão. Aliás, isso também é uma boa dica. Fique de olho e observe com paciência ao redor da onda principal. Muitas vezes é possível descobrir diversos bancos alternativos com ondas para fazer feliz qualquer surfista.

A melhor época de surf na Ilha é durante o outono. Nessa estação do ano o vento costuma soprar da terra pro mar, tornando ainda mais perfeitas as fortes ondulações de sul, mas o verão também proporciona bons momentos. Especialmente depois de uma noite de chuva que amanhece com aquele ventinho oeste. O ideal é surfar cedo, depois desse horário sempre rola vento forte e nem sempre é terral. No verão os finais de tarde têm mais chances de acontecer “lisinhos”.

Não vale a pena deixar sua prancha reserva no carro, mas é legal levar mais de uma nessa “missão”. Até porque, mesmo quando não está grande, existe uma correnteza forte e uma prancha maior ou com mais flutuação pode ajudar seu desempenho.

O lugar conta com uma infra-estrutura legal e você não precisa levar nem água nem lanchinho.

A praia também é legal nos dias de flat, já que é freqüentada por uma galera bonita e tem espaço bacana para um frescobol, futevôlei e outras atividades pra quem está fugindo dos lugares mais “modinha” da Ilha.