10 perguntas para... Maurício Filgueiras


O CARIOCA MAURÍCIO FILGUEIRAS, MAIS CONHECIDO COMO “BOCHECHA”, É O CARA AVANÇADO DA BEACH BYTE, HÁ 13 ANOS LIDANDO COM O WEBCAST DA ASSOCIATION OF SURFING PROFESSIONALS, DIRETOR-GERAL DA EMPRESA EM TODA A AMÉRICA DO NORTE. SURFISTA DE 45 ANOS, BOCHECHA APRENDEU A SURFAR NO ARPOADOR: “EU FICAVA OLHANDO O JEFFERSON CARDOSO, TINHA ATÉ UMA PRANCHA SHAPEADA POR ELE”. ENTRE OUTRAS ATIVIDADES, FOI BAIXISTA DA BANDA OS NORMAIS, AO LADO DO GUITARRISTA DADÁ FIGUEIREDO E DO BATERISTA LÚCIO FLÁVI
O, AUTORES DO HIT UNDERGROUND “BODYBOARD, JET SKI, FORA DAQUI”. MAS O NEGÓCIO DELE ERA COMPUTADORES, PROGRAMAÇÃO, DESIGN, TECNOLOGIA. NESTE PAPO COM O BLOG, BOCHECHA REVELA DETALHES DE COMO FOI PARAR NO CIRCUITO MUNDIAL E TAMBÉM ANTECIPA ALGUMAS NOVIDADES NA COBERTURA DESTA TEMPORADA NO SITE DA ASP.


01. COMO FOI O COMEÇO DO TRABALHO NA BEACH BYTE?
Eu era juiz da Abrasp e já utilizava o sistema de notas no Circuito Brasileiro. Assim acabei conhecendo Celso Alves, um dos sócios da Beach Byte, que ficou sabendo que eu fazia website. Um dia ele me perguntou se eu queria trabalhar pra ele porque não tinha operador pra fazer o Tour. Nem acreditei.

02. QUAL O SEU TRABALHO EXATAMENTE?
Sou desenvolvedor de software, mas desde que abri a empresa nos Estados Unidos meu trabalho está dividido entre a programação e a administração. Hoje eu cuido de toda a parte de contratação de pessoal, compra de novos equipamentos, novos contratos com clientes e desenvolvimento de novas tecnologias. Tento coordenar isso tudo com as freqüentes viagens a trabalho.

03. ONDE É SUA BASE?
O escritório fica em Oceanside, Califórnia, ao norte de San Diego. Esse vai ser meu sexto ano fora do Brasil. Mas todo ano retorno pra repor as energias e rever os amigos.

04. HÁ QUANTO TEMPO TRABALHA NO WEBCAST DO CIRCUITO MUNDIAL?
Tenho o provilégio de trabalhar ao lado do Mano Ziul, criador de tudo que hoje é o webcast. Tivemos um boom em 2008/2009, quando grandes produções tomaram conta das transmissões, e hoje posso dizer que atingimos um bom nível de qualidade. Porém ainda aquém de uma produção televisiva. Trabalho no webcast desde a primeira transmissão, faz uns oito anos.

05. QUAIS AS NOVIDADES PARA ESTA TEMPORADA?
Tecnologicamente falando, muitos aplicativos para as transmissões ao vivo. Aplicações para web, celular, sport bar e tudo mais que possa levar os eventos ao vivo para o público de forma fácil e interativa. Neste ano, lançamos durante o Volcom Pipe Pro, em janeiro, um novo player integrando vídeo ao vivo com os scores. Essa idéia nasceu de uma necessidade minha. Ao assistir aos eventos em casa, sempre gostei de ver em modo tela cheia, às vezes ligando o computador na TV para ficar comendo pipoca no sofá. Só que tinha que ficar voltando toda hora para o modo compacto para ver a última nota de alguém. Senti essa necessidade e criei um player com os scores integrado ao vídeo. Assim, o público pode assistir em tela cheia e controlar as notas ao vivo, resultados, estatísticas e tudo mais sem precisar sair do sofá. Outros aplicativos virão e serão lançados ao longo do ano. Na verdade, o público é que tem o poder de dizer se vai ser útil ou não. Por isso ficamos de olho nas estatísticas de acesso.

06. QUAIS RECURSOS SÃO UTILIZADOS NUMA COBERTURA?
Chegamos a um nível nas transmissões ao vivo que não há cobertura sem ser em HD. Hoje, vivemos uma busca pela melhor qualidade de imagem e o objetivo é ter qualidade de TV nas transmissões via internet. Ninguém mais aceita uma transmissão como era antigamente, toda borrada e que mal dá pra ver a onda. É uma loucura trabalhar com tecnologia e morar nos EUA. Quando você acha que está arrebentando surge uma tecnologia mais avançada que te deixa no chinelo. As coisas acontecem muito rapidamente.

07. E QUAIS AS NOVIDADES PRA AGILIZAR O TRABALHO DOS JUÍZES?
Sempre busco a integração entre os serviços que prestamos. O sistema de notas hoje alimenta os gráficos do webcast. E desde 2007 criamos o sistema de replay para os juízes, que também se integra à internet, fornecendo todas as baterias do evento, onda por onda, para serem revistas depois do evento. O replay para julgamento também é integrado ao sistema de notas e vem facilitando muito a vida dos juízes no Circuito Mundial. Algumas pessoas criticam o uso do sistema pelos head-judges por atrasarem a divulgação da nota. Mas o que percebo lá de cima é que na maioria das vezes a justiça é feita ao rever a onda no vídeo. Considero uma ferramenta fundamental em qualquer evento.

08. COMO É TRABALHAR COM MANO ZIUL?
Aprendi muito com ele e devo tudo o que tenho até hoje a essa figuraça. Ele criou o sistema de computação numa época em que computador era coisa de grandes empresas que tinham bilhões para comprar máquinas super potentes e que, por sinal, hoje em dia cabem num pen-drive. Mano está sempre um passo à frente dos outros. Tem uma visão do futuro ímpar e consegue perceber o que vai dar certo na frente e criar aplicativos que ninguém havia pensado antes. É fácil fazer igual depois que alguém criou. Isso vem ocorrendo com freqüência conosco. O pessoal copia na cara dura mesmo. Fico um pouco indignado no Circuito Mundial, pois premiam e exaltam tantos nomes que não fizeram nem 1% do que o Mano Ziul já fez para o surf. Ele revolucionou totalmente o esporte.

09. QUAL O MAIOR DESAFIO PARA MANTER UMA COBERTURA?
O maior desafio é sempre o fator tempo, que não podemos controlar. Colocar equipamentos caríssimos na praia já não é um bom começo. Mesmo em condições perfeitas, sol, temperatura amena etc., a maresia corrói qualquer eletrônico. Agora, quando entra chuva, frio, queda de energia e de conexão, aí sim vira um desafio. O público que assiste em casa não quer saber do perrengue que você está passando na praia. Ele quer ver a transmissão perfeita e é isso que tentamos passar.

10. COMO É O RELACIONAMENTO DA BEACH BYTE COM A ASP?
Não poderia ser melhor. Temos total liberdade para criar novos produtos e colocar no mercado. A vantagem é que a vitrine é grande. Procuramos sempre trabalhar juntos nos projetos tecnológicos. Mano Ziul é o responsável por este elo que já dura anos e tem total confiança dos membros da ASP. Ele é a Beach Byte dentro da ASP.