CALENDÁRIO 2011


M
ais um ano começou e, assim como você está roendo as unhas para acompanhar o World Tour, os Tops já estão ansiosos para o que vem por aí. Confira quais são as paradas e novidades da temporada 2011.

Como já é de costume, tudo começa em fevereiro na Austrália, no Quiksilver Pro Gold Coast. Lugar onde afobação e tensão pairam no ar, onde quem teve um ano ruim quer surfar bem, rookies querem provar porque estão aí e Slater sempre lança a velha e boa piada da aposentadoria. Ainda na terra dos cangurus, o próximo destino é a clássica direita de Bells Beach. Nos últimos tempos, a etapa da praia dos sinos, a mais antiga do Tour, deixou a desejar e a prova teve que ser mudada para picos vizinhos.

Saindo da Austrália, a terceira parada é no Brasil. Mas a novidade é que depois de 10 anos, a competição deixa de ser realizada em Santa Catarina e volta para o Rio de Janeiro, lugar onde Occy garantiu seu título mundial em 99. Em seguida, os Tops passam por Jeffrey’s Bay, África do Sul e Teahupoo, Tahiti.

Depois da rasa esquerda tahitiana a ASP divulgou uma possível etapa na Costa Oeste dos Estados Unidos. Se for confirmada, a nova escala acontece no começo de setembro e o WT passa a ter 11 e não mais 10 etapas como nos anos anteriores.

No final desse mesmo mês, rola o Hurley Pro Lower Trestles. Esse ano, em Trestles. Vai acontecer a primeira mudança entre surfistas do WT e do WQS, criando uma chance a mais para quem está na divisão de acesso se classificar para a elite ─ uma no meio e outra no final do ano.

Dando seqüência ao cronograma, o Quiksilver Pro France inaugura a perna européia. Normalmente é no velho continente que o possível campeão do ano começa a despontar ou amarelar. Depois da França, o destino são os canudos de Supertubos em Portugal.

Depois das pesadas morras portuguesas, o tradicional Rip Curl Pro Search será realizado em novembro em algum lugar do mundo. Em 2010, Kelly garantiu seu décimo título no Pro Search em Porto Rico, mas até agora nada se sabe sobre o local em que será realizado esse ano.

Para fechar, no dia 8 de dezembro começa a janela da última e mais esperada disputa do ano, o Billabong Pipe Masters no Hawaii, evento em que o francês Jeremy Flores terá que suar a lycra para defender o título.

Agora que você leu esse texto e deve ter ficado mais pilhado ainda, aproveite o resto do verão enquanto fevereiro não chega.