Riobeleza


Quem nasce no Rio de Janeiro e cresce rodeado pelo mar, lagoa e morros tende a olhar para toda essa beleza como se fosse comum e natura”. É dessa forma que o fotógrafo poeta Félix Richter abre o livro Rio de Janeiro por Hans Donner, este, editor convidado dessa bela obra de arte.

O livro pode sim ser considerado uma obra de arte. Em fotos incríveis, de beleza e sensibilidade raras, o Rio de Hans Donner mostra o olhar de um forasteiro que escolheu a Cidade Maravilhosa como casa, que o acolheu desde 1975, e que conhece como poucos, com seu calor humano, alegria e generosidade. Começou ali uma história de amor. Hans, com seu trabalho inovador na jovem carioca TV Globo, trouxe técnica e estilo ao conceito de design institucional, ao qual foi agregando influências cariocas: cores e curvas, ritmo, alegria e humor.

Dividido entre as paixões que Donner tem pelo Rio, o livro passa por Copacabana, o Carnaval, o Brasil Imperial, o Carioca, a Magia do Rio, a Natureza e o Futebol: os capítulos exibem textos inteligentes e emocionados, sempre apoiados na admiração que Donner tem pela cidade onde formou família.

Hans Donner é um estrangeiro que ama a cidade carioca. E no meio desse amor, o surf e os diferentes esportes praticados a céu aberto são mostrados na forma peculiar desse alemão criado na Áustria, que decidiu vir ao Brasil por causa da magia do futebol brasileiro e que evidencia seu orgulho de estar no Rio de Janeiro: “Se o grande objetivo do ser humano é ser feliz, podendo utilizar todas as suas potencialidades para distribuir essa felicidade, então posso dizer que no Rio alcancei a grande meta da existência. Sinto-me integrado a esta bela cidade. Sou parte dela, vivo no seu espírito e, por isso, gostaria de declarar orgulhosamente: sou carioca”.