EFICIENTES


A ADD (Associação Desportiva para Deficientes), por meio do esporte adaptado visa melhorar a qualidade de vida do deficiente físico e reintegrá-lo à sociedade. Segundo o Censo 2000, realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), cerca de 27,5 milhões de brasileiros apresentam algum tipo de deficiência física, mental, visual, auditiva ou múltipla (quando o mesmo indivíduo apresenta duas ou mais deficiências).

A ADD tem trabalhado para ajudar também na divulgação do surf adaptado. O pontapé inicial foi, junto com a American Airlines, apoiar financeiramente o surfista guarujaense Alcino "Pirata" Neto nas viagens internacionais para participar dos eventos mundiais de surf e no desenvolvimento da modalidade no Brasil por meio da Escola de Surf Pirata.

Pela carência de informação, o atleta começou a fazer demonstrações e exibições do surf adaptado, com ou sem prótese, além de criar sua própria escola no Guarujá para ensinar pessoas com e sem deficiência a surfar.

"Temos acompanhado através do trabalho em parceria da ADD e Pirata uma grande evolução do surf adaptado no mundo. Ainda não há uma categoria para surfistas deficientes, mas recentemente um grande passo foi dado com a criação do programa "Surf for All", desenvolvido pelo pirata junto com a ISA (International Surfing Assossiation), que apresentou mundialmente como "ISA Adaptive Surfing Development", disse Karina Mosmann, coordenadora de comunicação da ADD.

Segundo Pirata, foi lançado um DVD didático, que busca a implementação do esporte adaptado para portadores de necessidades especiais dentro das associações e federações de todo mundo. Mais DVD's estão sendo desenvolvidos e contam com o apoio da ISA, Quiksilver Foundation, Hang Loose, Reef e ADD. Vale lembrar que o surfista Robson Careca também trabalha há algum tempo com a inclusão do surf adaptado em seu projeto "Surfespecial" realizado na praia da Baleia, litoral norte de São Paulo. Toda essa onda merece o apoio geral da comunidade.



Mais informações:
http://www.add.org.br
http://piratasurf.com.br
http://surfespecial.com.br