Quanto vale o show?

TAMANHO É DOCUMENTO
O recorde da maior morra surfada até hoje — 70 pés, em Jaws, Hawaii — é do havaiano de 43 anos Pete Cabrinha. Cada pé equivale a 0,305 metro. Assim, a altura da onda surfada por ele alcançou cerca de 22 metros. Se nos colocarmos embaixo de um prédio de oito andares e imaginarmos que ele poderia estar em movimento, daria para ter uma idéia do quanto aterrorizante é ficar com um monstro desses na sua cola.

VELOCIDADE
Em média, a velocidade de propagação de uma onda em alto-mar é de 70 km/h. Se imaginarmos que, na maior parte das ondas gigantes, o swell encontra uma bancada que repentinamente freia seu movimento, pode-se considerar que a onda perde até 50% da sua velocidade antes de quebrar. Assim, o surf acontece sobre uma onda à cerca de 40 km/h. Não parece muita coisa. Mais interessante é notar a velocidade que o surfista pode atingir: 70 km/h! Se segura!

POTÊNCIA
Segundo o oceanógrafo Valdir Innocentini, a potência de uma onda gigante com cerca de 500 metros de comprimento e período de 20 segundos será algo em torno de 1 trilhão de joules, o que daria 15 trilhões de watts ou 15.000 megawatts de potência. Se você não faz idéia do que significa isso, saca só: a usina de Itaipu, a maior hidrelétrica do mundo, tem uma potência instalada de 12.600 megawatts. Assim, uma onda gigante em Jaws possui uma potência 20% maior do que uma Itaipu inteira. É energia para big rider nenhum botar defeito!