ELES DÃO AS CARTAS LÁ DENTRO


Assistindo às etapas de Jeffrey’s Bay e Teahupoo deste ano, reparei numa coisa bem peculiar. Não sei se foi impressão minha, mas será que os surfistas goofy footers (que surfam com o pé direito na frente) têm a mesma técnica de entubar de backside dos regular footers (surfam com o pé esquerdo na frente)?

Vamos aos fatos: na minha opinião, os melhores tube riders de backside do planeta são Kelly Slater e os irmãos Irons. Os três regular e destacam-se sempre que as ondas são tubulares para a esquerda, como Pipeline e Teahupoo. O trio tem nada menos do que dez títulos em Pipe (cinco de Kelly, quatro de Andy e um de Bruce), além de seis vitórias nas cascudas canhotas do Tahiti (quatro de Slater e duas de Andy).

Analisando com mais atenção, cheguei à conclusão de que os surfistas regular footers têm a base um pouco mais aberta, o que favorece a técnica de entubar de grab rail, proporcionando um agachamento mais equilibrado. Os goofy footers, por sua vez, têm uma base mais fechada, o que impede a mesma posição na hora de passar pelos canudos. Você se lembra de algum tubaço de backside no Backdoor? Já vi vários bons tubos de goofy footers por lá, mas nunca como os completados em Pipe por Jamie O’Brien, Kelly, os irmãos Irons e até Michael Ho, um dos primeiros a executar com maestria o grab rail.

Pensei também na hipótese de que às direitas teriam uma formação um pouco menos buraco que as esquerdas, mas depois de ver um DVD com os tubos em Barra de La Cruz, no Rip Curl The Search realizado em 2006 com a presença dos melhores surfistas do mundo numa das direitas mais tubulares já registradas, me convenci de que o problema é mesmo na maneira de pisar dos surfistas.

Sendo assim, fica até mais fácil entender o porquê de os regular footers estarem dominando o Circuito Mundial. Alguns podem até dizer que este domínio deve-se ao fator Kelly e Andy, ganhadores de 12 títulos mundiais nos últimos 18 anos, mas não há como esquecer que Fanning, Taj, Parko, Andy e Kelly levam muita vantagem sobre o resto da turma atualmente. Afinal, eles entubam como poucos para a direita, e têm facilidade para se entocarem fundo para a esquerda. Sim, os tubos, mesmo nesta época de aéreos e truques, continuam sendo a manobra mais pontuada.

Você pode até não concordar com a minha tese maluca, mas com certeza terá que aceitar que os dois tipos de surfistas não entubam da mesma forma de backside. Até penso que a maioria dos goofy footers tem imensa dificuldade de equilibrar a técnica para os dois lados. Um exemplo: Renan Rocha e Bruno Santos, dois exímios tube riders para a esquerda, não possuem o mesmo nível para a direita. Já Bernardo Pigmeu, para mim o brasileiro melhor nos tubos, domina com louvor a técnica de se entocar para ambos os lados.

Não fiquem tristes, goofy footers. Afinal de contas, vocês têm inúmeros mestres nos tubos como Gerry Lopez, Rory Russell, Derek Ho, irmãos Hobgood, todos monstros para a esquerda. Só deram azar de que nos últimos anos um garoto da Flórida e dois marrentos do Kauai resolveram revolucionar a forma de entubar de costas para a onda.