10 perguntas para... Joel Parkinson

SE VOCÊ ESTÁ COM O SURF EM DIA ─ AS NOTÍCIAS DO SURF, QUERO DIZER ─, JÁ DEVE SABER QUE O SEMPRE CANDIDATO AO TÍTULO MUNDIAL, JOEL PARKINSON, SOFREU UM PROFUNDO CORTE NO PÉ DURANTE UM FREESURF EM SNAPPER ROCKS, AUSTRÁLIA, RECENTEMENTE. DEPOIS DA ÚLTIMA RODADA DE CIRURGIAS E ALGUMAS SEMANAS NO SOFÁ, A PREVISÃO PARA SUA VOLTA É... NÃO MUITO ANIMADORA. O PRÓPRIO EXPLICA.

01. QUAL É A SITUAÇÃO DA CONTUSÃO?
Bom, o corte foi bem feio. Mas o problema realmente é o fato de eu ter cortado o músculo que segura o arco do meu pé e o tendão atrás dele, o que segura todos os dedos em linha. Basicamente cortei esse tendão e o músculo, meu calcanhar estava dividido em dois. Essa é a parte que vai demorar mais para sarar.

02. A FOTO PARECE TER SIDO TIRADA DE UM MANUAL DE PRIMEIROS SOCORROS.
Não é bonito. Mas o cirurgião ficou satisfeito com o modo como tudo ocorreu. O corte já está bem fechado, mas a parte difícil é que não posso me apoiar sobre ele por seis meses. Esse é o tempo que demorará para sarar, porque o corte atravessou o músculo e o tendão. Tudo tem que cicatrizar antes de eu voltar a andar.

03. ENTÃO, QUANTO TEMPO ATÉ VOCÊ VOLTAR A SURFAR?
O médico disse que eu não vou surfar até o dia 9 de outubro. Ele disse, “Vai parecer que você está pisando sobre agulhas e você não vai surfar bem, mas vai voltar para a água e em alguns meses já surfará sem dor”. Eu só estou torcendo para voltar até a Tríplice Coroa Havaiana. Se conseguir surfar no Hawaii, ficarei amarradão.

04. COMO NÃO ENLOUQUECER NESSA SITUAÇÃO?
Ah, é o dia-a-dia. Estabelecer pequenos novos objetivos todos os dias.

05. VOCÊ ESTÁ COM UM BEBÊ A CAMINHO, CERTO?
Sim, isso é um bônus. Entre ir atrás do título mundial ou ver meu bebê nascer, eu teria ido atrás do título. Já tinha aceitado essa idéia. Mas agora não vou a lugar nenhum. Isso é uma benção. Talvez seja o meu filho falando, “você não pode perder meu nascimento”. O fato de ele estar previsto para nascer no dia 10 de outubro e o médico falar que eu vou poder surfar no dia 9... Eu pensei, bom, isso é esquisito.

06. DESCREVA COMO TUDO ACONTECEU.
Eu estava no tubo e a foamball me pegou. Logo depois, ela me jogou para frente, então mergulhei junto. A quilha não me acertou com tanta força, só meio que passou raspando. Eu fiquei pensando, “uau, isso deve ter cortado”. Então passei a mão e os dedos entraram fundo no meu pé, porque o calcanhar estava pendurado para fora. Quando levantei a perna para ver, meu calcanhar estava cinco centímetros mais baixo do que o normal. Eu só disse “fuck off!”. Havia sangue saindo para todos os lados. Tomei as duas ondas seguintes na cabeça e fui parar na praia.

07. VOCÊ PENSA SOBRE A CONTUSÃO DE MICK, QUE O AJUDOU A VOLTAR E GANHAR O TÍTULO MUNDIAL?
É, tenho pensado. A sensação de estar imobilizado é horrível. É como se eu ainda tivesse que passar por muita dor antes de voltar a surfar. Então penso, “Mick conseguiu, então também vou conseguir”. Mas porra, depois de tudo que me aconteceu no ano passado, será que eu já não passei pelo suficiente?

08. É HORRÍVEL PERDER ESSE EMBALO DE NOVO.
Cara, eu estava me sentindo tão bem! Estava em forma. Eu quase comecei a parar um pouco de treinar para me focar apenas nas baterias. Não me cansava de surfar. Estava meio que possuído nos últimos meses, só buscando um bom resultado. E foi tudo por água abaixo.

09. NADA É POR ACASO.
Nada é por acaso.

10. O QUE ESTÁ PASSANDO NA TV?
Estou vendo futebol. É praticamente a única coisa que consigo fazer.