YOU TUBE: O sítio arqueológico do surf

ALÉM DE TODOS OS TIPOS DE VÍDEOS IMAGINÁVEIS, O SITE YOU TUBE ESCONDE MUITOS TESOUROS. ACHAR SLATER, TAJ, IRONS E OUTROS TOPS DO PRESENTE, ALÉM DE TONELADAS DE VÍDEOS CASEIROS, É RELATIVAMENTE FÁCIL, BASTA DIGITAR O NOME NA FERRAMENTA DE BUSCA. SÓ QUE É BEM MAIS DIVERTIDO FUÇAR IMAGENS DO BAÚ. ENTRE OS TESOUROS ENCONTRADOS POR MIM, SELECIONEI ALGUNS VÍDEOS IRADOS: O HAVAIANO DUKE KAHANAMOKU SURFANDO NO HAWAII NOS ANOS 30; A APRESENTAÇÃO DO HISTÓRICO SERIADO HAWAII FIVE.0; E, PRA FECHAR, UMA PROPAGANDA COM O LENDÁRIO GRUPO DE ROCK OS MUTANTES, QUE TEM COMO PANO DE FUNDO O SURF NO RIO DE JANEIRO NO FINAL DOS ANOS 60.

FOR DUKE
A trilha sonora do filme de Duke Kahanamoku não tem nada a ver, mas as imagens são preciosas. Segundo o texto, teriam sido produzidas em 1930 para um filme chamado Castle. O legend norte-americano Tom Blake também é uma das estrelas desse documentário. Duke Paoa Kahinu Mokoe Hulikohola Kahanamoku (1890 ─ 1968) é considerado o pai do surf moderno. Além disso, ele também foi campeão olímpico de natação. Filho de Halapu Kahanamoku, Duke cresceu nas redondezas de Waikiki, próximo de onde hoje está erguido o hotel Hilton Hawaiian Village. Ele passou a juventude pegando onda com sua “papa nui”, prancha sem quilha construída com madeira de árvore “koa”, de 4.8 metros de comprimento. Ao longo de sua carreira, Duke usou pranchas menores, mas jamais abriu mão de surfar com pranchas de madeira. Como nadador, participou dos jogos olímpicos de Estocolmo, Suécia, em 1912; Antuérpia, Bélgica, 1920; e Paris, França, em 1924, conquistando medalhas de prata e ouro. Naquela época, Kahanamoku foi responsável pela popularização do surf nos EUA e na Austrália, durante suas visitas em torneios de natação. A exibição na praia de Freshwater, em Sydney, onde há uma estátua em sua homenagem, é considerada o dia mais significativo no desenvolvimento do esporte na Austrália. A prancha usada por ele também está em exposição no Freshwater Surf Club. Duke também foi atração em Santa Cruz, Califórnia, onde o surf começou nos Estados Unidos. Confira estas imagens digitando no You Tube: “Old Hawaiian Footage of Duke Kahanamoku”.

HAWAII FIVE.0

De Duke para os anos 70, também encontrei no You Tube a abertura do seriado Hawaii Five.0, sucesso da TV criado por Leonard Freeman. Quantos surfistas daquela época não sonharam com a esquerda quebrando, na apresentação do seriado policial que era rodado no arquipélago? Nostálgicos não perdem por esperar, pois já está sendo produzido um remake da série policial que inspirou muitos surfistas há quase 40 anos e que sempre exibia, entre uma cena e outra, algum atirado nas ondas. Imagens de um esquerdão e de Honolulu fazem parte da abertura do seriado. Digite no You Tube: “Hawaii Five O TV Show Opening Theme Season One”.

SURFISTAS MUTANTES

Outra descoberta interessante é a de um conjunto de cinco vídeos que traz o grupo paulista Os Mutantes participando de anúncios da Shell, rodados no final dos anos 60. E exatamente o último deles exibe cenas de surf no Arpoador. Talvez embalado pelo sucesso da época, Vamos Pranchar, de Marcos Valle, os publicitários uniram a psicodélica tropicalista dos Mutantes com o esporte que engatinhava no Rio, naquele que talvez tenha sido o primeiro filme da história da publicidade brasileira com apelo surf. Como as imagens são bem antigas, não dá pra identificar os surfistas-dublês que interpretam os irmãos paulistas Sergio Dias e Arnaldo Baptista, além da então jovem gatinha Rita Lee. Mas são imagens sensacionais e imperdíveis, tanto para quem viveu aquela época como para quem nem imaginava Os Mutantes participando de uma propaganda de lifestyle surfístico. Digite no You Tube: “Mutantes Shell”.