WANNA SURF MAPEIA O PLANETA

O SITE WANNA SURF É MUITO IRADO. E NÃO SÃO NECESSÁRIAS MUITAS PALAVRAS PARA DESCREVER O QUANTO ELE É IMPORTANTE PARA A GALERA QUE VIAJA PELO MUNDO ATRÁS DE BOAS ONDAS.

Alguns números dizem tudo: 155 países catalogados, 49 mil fotos, 1.500 trips, 4.300 picos marcados em GPS, 300 zonas de surfe, 35 mil usuários cadastrados, 8.500 surf spots, tudo registrado para uma navegação inteligente e organizada. Incrível, nenhum site de surf do mundo reúne tantas informações sobre as praias de boas ondas.

Nosso Brasil, por exemplo, é apresentado em 21 zonas e só a capital do Rio de Janeiro possui informação de 50 picos, da Vala do Mauri, que só local sabe onde fica, ao Arpoador, zona sul da cidade, com indicação e qualidade da onda, fundo, freqüência e nível do crowd. Sensacional! Nem mesmo picos pouco conhecidos como o Shorebreak estão de fora. Detalhe: os próprios usuários alimentam o site.

As praias também são mapeadas pelo Google Earth para facilitar a vida do surfista curioso, que também tem disponível para agilizar a visita gráfica de clima e de previsão, além de um mapa mais básico do próprio Wanna Surf. O site detalha ondas da África, Ásia, Austrália, Pacífico Sul, Américas Central, do Norte e do Sul, Europa e Oriente Médio, o que torna a navegação interessante, pois é bem legal descobrir a existência de ondas em países remotos como Irã, Jordânia, Líbano, Oman, Catar, Síria, Emirados Árabes, etc.

Já na Europa, o site indica onde você pode levar a prancha no caso de surgir uma temporada improvável na Estônia, Malta, Grécia, Finlândia, Suécia, Noruega ou Ucrânia, destinos mais ou menos raros e até inimagináveis para quem busca a onda perfeita.

E o Hawaii, berço do surf mundial, apresenta-se dividido em quatro zonas: Kauai (25 surf spots), Oahu (98 picos), Maui (40 picos) e Hawaii Island (31 picos). São muitas opções para fugir do crowd e dos temidos locais para surfar ondas perfeitas sossegado e sozinho, ou ao lado de um punhado de amigos.

Trata-se realmente de um site indispensável para quem desafia fronteiras, altas temperaturas, regiões em conflito militar ou até mesmo picos inóspitos ou insólitos pela localização além da imaginação. O site autodenomina-se um surf atlas mundial, o que é absolutamente verdadeiro. Porque, além das informações, o usuário pode incluir fotos e vídeos, postar e adicionar descrições sobre as praias, os costumes, a freqüência das ondas, relacionar hotéis, pousadas e até mesmo passeios.

O Wanna Surf possui 20 mil “visitantes únicos” por mês e recebe 2.6 milhões de pageviews mensais. Em média, cada usuário passa cinco minutos e sete segundos apreciando suas páginas. A língua oficial é o inglês, mas também é possível navegar em francês.

Pelo sucesso da iniciativa, o site tem filhotes que abordam skate, mergulho, kite e paraquedismo. Quer dizer, é um portal radicalmente completo.

O atlas digital e interativo também possui uma loja online para a venda de camisetas do site. E também é possível anunciar serviços e produtos. Com sede na França, o Wanna Surf está ativo desde junho de 1999 e é avaliado em cerca de US$ 300 mil pelo Trend Scape, uma página que estuda, compara e promove estimativas do valor de sites.