PRANCHAS HISTÓRICAS NA NET


Pense num surfista lançador de tendências. Muitos nomes podem ter passado pela sua cabeça ─ Dane Reynolds, Rasta e Rob Machado são apenas alguns deles. Vasculhando a garagem de suas respectivas casas, é bem provável que se encontre diversos modelos de pranchas mais velhas que os próprios donos. A onda vintage, porém, não é uma tendência sendo lançada ─ já está completamente estabelecida.

E por que você ficaria de fora dessa? Afinal, de cada dez Tops, onze têm pranchas retro no quiver. Seja para pendurar na parede ou surfar no maior estilo anos 60/70/80, possuir um foguete estiloso das antigas faz bem a qualquer um. Agora, melhor do que entrar no mar com um toco qualquer, caindo aos pedaços ─ e não pegar onda nenhuma ─, ou mesmo pedir uma réplica ao seu shaper local, é ter uma das originais. Imagine a cara dos seus amigos ao te ver tirando uma Dick Brewer do porta-malas. Como certo comercial de TV já dizia, certas coisas não têm preço.

É aí que entra uma das maravilhas do mundo virtual ─ o eBay. A versão ianque e original do Mercado Livre tem de tudo e mais um pouco. Inclusive relíquias shapeadas por nomes como o já citado Dick Brewer, Greg Noll e Gerry Lopez, entre outros. É só saber procurar, elas estão lá. O preço nem sempre é tão amigável, mas os 4 mil dólares, hoje, de uma Lightning Bolt assinada por Gerry Lopez, podem dobrar amanhã ─ como qualquer obra de arte.

Mas nem todos os preços estão na casa dos três zeros. Enquanto produtos com valores fixos podem ser mais caros, itens colocados em leilão podem acabar em suas mãos por muito menos. Até o momento da postagem deste texto, por exemplo, o lance mais alto para uma Dick Brewer 9’0” nova em folha era de “apenas” 722 dólares. Tenha cuidado, porém, pois os lances podem acabar lá em cima e, se o seu for o mais alto no encerramento do leilão, você terá que desembolsar a grana.

Dependendo do modo de busca, diversas outras opções podem ser encontradas por aí. Os vendedores de pranchas que você encontra no eBay, por exemplo, muitas vezes têm mais de um item a venda. Pode ser que, na mesma garagem onde guarda uma gunzeira para Waimea shapeada por Greg Noll, haja outras jóias tão valiosas quanto. Outra dica é procurar os comentários em sites e fóruns especializados em pranchas retro, como o vintagesurfboard. Muitas vezes usuários comentam posts e páginas de produtos com mais ofertas, fornecendo seus dados para um contato mais pessoal entre comprador e vendedor.

Agora, quem tem perspicácia pode conseguir pranchas mágicas sem nem a ajuda da internet, nem de centenas ou milhares de dólares. Rodando pelas casas de locais da sua própria praia, quem sabe você não acha uma relíquia pendurada em algum canto, sem que alguém saiba seu verdadeiro valor. O que era considerado apenas um toco velho, incapaz de deslizar direito sobre uma onda, pode se tornar uma valiosa peça de sua coleção, por uma pechincha, ou às vezes em troca de uma prancha nova. No caso, todos sairiam ganhando ─ já que não tem preço, por que não inventá-lo você mesmo?