O RETORNO DO GUERREIRO

DEPOIS DE QUASE 20 ANOS AFASTADO DO ESPORTE DEVIDO AO ACIDENTE QUE O DEIXOU TETRAPLÉGICO, OCTAVIANO “TAIU” BUENO VOLTA A DESCER UMA ONDA.

A cena poderia ser parte de um roteiro hollywoodiano, de tão emocionante. Taiu Bueno, um dos maiores ídolos do surf brasileiro, parecia uma criança no parque de diversões enquanto aguardava seus amigos finalizarem os preparativos para seu retorno ao mar e o surf. A concretização desse sonho se deu graças ao empenho de várias pessoas e à confecção de uma prancha pelo shaper Neco Carbone especialmente para ele, com uma cadeira adaptada sobre uma stand up paddle board. Depois de muita expectativa, na manhã do dia 13 de julho, Taiu finalmente retomou seu contato com o oceano, na praia das Astúrias. Devidamente equipado e imobilizado, ele apenas curtia a sensação de deslizar sobre as águas, enquanto o amigo Jorge Pacelli utilizava um remo para entrar nas ondas e voltar ao outside. Ao redor, vibrando a cada onda, estava Alemão de Maresias, Rodrigo Koxa, Jojó de Olivença, entre muitos outros nomes do esporte. “Minha vida mudou depois disso. Agradeço a Deus por me dar essa oportunidade. É uma alegria indescritível”, declarou Taiu, já pensando nas próximas: “Agora que chegamos ao modelo ideal, quero praticar mais vezes. É uma nova fase da minha vida e só tenho a agradecer”, completa. O episódio faz parte do curta Aloha, lançado no começo de agosto com a proposta de incentivar outros deficientes a buscar a superação através do esporte.

Além de Taiu, participam do filme Robson Careca, Henrique Saraiva e Valdemir Pereira, além dos surfistas profissionais Jojó de Olivença e Jair de Oliveira.