A BUSCA ENCONTRA PORTO RICO


Durante a transmissão online da etapa de Bells Beach no WT, em abril, a Rip Curl deixou “vazar” a informação de que o Pro Search deste ano rolará em Porto Rico. Aproximadamente um mês depois, a noticia se tornou oficial ─ entre os dias 30 de outubro e 10 de novembro, a ilha caribenha sediará o único evento móvel (cada ano em um pico) do Tour.

Desde que foi criado, em 2005, o Pro Search já esteve nas Ilhas Reunião, México, Chile, Bali e Portugal. E se os organizadores tinham dúvidas sobre a localização do próximo campeonato, o último inverno do Hemisfério Norte deve ter acabado com elas. O Caribe pode ser muito imprevisível em termos de ondas, mas ondulações constantes atingiram a ilha durante a maior parte da estação, deixando a região em evidência. “Agora ficou claro que tem ondas incríveis lá”, comentou a tricampeã mundial Steph Gilmore. “Água transparente, sol, biquínis, palmeiras, lindas praias, é exatamente onde o Rip Curl Pro Search deve ser”, continuou.

Apesar de receber algumas bombas durante a temporada de ciclones do Atlântico Norte, de julho a novembro, é no final do outono e no inverno ─ justamente a data da competição ─ que La Isla del Encanto, como é chamada, brilha. Os swells vindos da costa leste dos Estados Unidos quebram sobre diversas praias, bancadas de coral raso e lajes ao longo da ilha. O que não falta é opção para a etapa do WT. “Há ondas incríveis por tudo”, afirmou o diretor de marketing da Ripo Curl, Dylan Slater. “Afinal de contas, o objetivo é colocar os melhores surfistas do mundo nas melhores ondas do mundo”.

Já o outro Slater, careca eneacampeão mundial, brincou que a escolha é uma estratégia para mantê-lo competindo: “Porto Rico é o máximo, não poderia imaginar ter um evento no meu quintal e não estar lá. Tenho ótimas lembranças do lugar, surfei vários campeonatos lá quando era mais jovem e todas as primeiras vitórias que tive internacionalmente foram lá. Estou ansioso para chegar”.

Neste ano, o Rip Curl Pro Search promete. Não só por ser em um local diferente, com altas ondas e muita cultura, mas também por tratar-se da penúltima etapa do Tour em 2010. Quem sabe já na ilha caribenha não veremos um campeão mundial?