24 perguntas para... John John Florence

Desde que John John Florence se tornou o mais jovem atleta a disputar a Tríplice Coroa Havaiana, em 2005, na época com 13 anos, temos a impressão que até hoje ele continua o mesmo garoto branquelo e franzino. Apontado por Kelly Slater e Shane Dorian como uma das promessas do esporte, esse tímido havaiano, atualmente com 17 anos, cresceu na mesma proporção que suas habilidades sobre a prancha. Nascido e criado nas areias de Pipeline, que se fundem com o quintal de sua residência, ele passa boa parte do tempo observando as ondas num mirante construído especialmente pra isso. Neste papo, o prodígio fala sobre sua “vida perfeita”, as comparações com Jamie O’Brien, a vontade de conhecer o Brasil e o objetivo de ser um Top do World Tour.




01. NO BRASIL AS PESSOAS PENSAM QUE VOCÊ AINDA É AQUELE TALENTOSO GAROTINHO DE 13 ANOS QUE CHOCOU O MUNDO AO DISPUTAR A TRÍPLICE COROA...
Estou com 17 anos e realmente todo mundo pensa que tenho menos. No último Pipe Masters as pessoas ainda pensavam assim, mas esquecem que a gente cresce e que mudei. Não sou mais criança.

02. COMO FOI SUA INFÂNCIA, SENDO FILHO DE UMA LONGBOARDER PROFISSIONAL?
Pelo fato de a minha mãe ser surfista, meu contato com o mar começou cedo, aos 3 anos. Minha infância foi dentro d’água, e por isso continuo vivendo da mesma forma. Minha mãe sempre foi tudo pra mim e meus irmãos, a maior incentivadora da minha carreira. Nunca me vi sem o surf, faz parte da minha vida.

03. SEU ALTO NÍVEL TÉCNICO É CONSEQÜÊNCIA DISSO?
Na verdade, a quantidade de patrocinadores fez com que eu tivesse mais responsabilidade, que buscasse treinar sempre mais e levasse a minha profissão mais a sério. Adoro viajar e competir, então essa pressão é ótima para mim, pois é assim que vou conseguir chegar a meus objetivos, por meus próprios méritos.

04. ONDE VOCÊ SURFOU PELA PRIMEIRA VEZ?
Minha estréia foi em Rocky Point. Mas hoje é quase impossível alguém me ver surfando lá. Se Pipe estiver ruim, vou pra V-Land, Ehukai, ou outros picos. Rocky é muito crowd, não rola mais.

05. E SEUS IRMÃOS MAIS NOVOS, VOCÊS COSTUMAM SURFAR JUNTOS?
Nathan, de 15 anos, e Ivan, de 13 anos, surfam todos os dias. Ivan é especialista em tubo. Eu tento dar dicas, mas eles não me escutam muito. Eles não se importam, só querem se divertir. Mesmo querendo ser profissionais, não me escutam! A gente tenta superar nossos limites sempre. Todos em Pipeline, claro, a maior parte do tempo.

06. VOCÊ SURFOU EXCELENTES TUBOS DURANTE O ÚLTIMO PIPE MASTERS. JÁ SE SENTE PRONTO PARA SER UM MASTER EM PIPE / BACKDOOR?
Estou ansioso e super animado para o próximo Pipe Masters. No ano passado, fiquei a duas rodadas de chegar à final, portanto me sinto preparado para ser campeão, sim. É muito bom estar na Tríplice Coroa, no quintal de casa. Ao mesmo tempo, eu fico muito nervoso, não quero perder no meu pico. Mas botei na cabeça que deveria ir por diversão, esquecer de tudo e fazer o meu melhor, só isso. Eu estava na água com gente muito boa e ficava pensando: “Não posso cair, não posso cair...”

07. QUAL A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA PRA VOCÊ DURANTE AS COMPETIÇÕES?
Sem dúvida é muito importante. São eles que me trazem água durante a bateria e checam se estou bem para competir. Eles são meu suporte e por isso tenho que “fazer bonito” frente a eles. Eu não me imagino fazendo outra coisa na vida. Minha mãe sabe disso e sabe que eu me dedico. Por isso, se eu viver do surf, está ótimo pra ela.

08. QUE OUTROS ESPORTES VOCÊ PRATICA?
Skate e snowboard. Acho que os dois têm muito a ver com o surf. Os movimentos são parecidos, não deixa de ser um treino para surfar melhor. Este é o futuro, estamos fazendo um pouco de tudo agora. (Em 2009, J.J. Florence terminou em 16º lugar no Ultimate Boarder Championships, prova que reúne vários atletas de destaque em esportes de ação com pranchas competindo entre si em modalidades como surf, skate e snowboard. Ele ficou em segundo no surf e foi 13º no skate, mas o 45º lugar na neve não deixou que figurasse entre os Top 5 do evento).

09. VOCÊ PRETENDE DISPUTAR O ASP WORLD TOUR OU A VIDA NO NORTH SHORE É BOA DEMAIS PARA FICAR LONGE QUASE UM ANO?
Quero correr o WQS e me qualificar para o World Tour. Quero treinar muito e me divertir muito também. Quanto a ficar fora por quase um ano, acho normal. Chega um momento que fico enjoado da ilha, após o inverno nada acontece. Preciso viajar, já fico louco pra isso acontecer. O bom é que a viagem tem sempre ida e volta, estão está tranqüilo!

10. COMO É SUA ROTINA?
Acordo e vou chegar o mar. Se estiver ruim, adianto meus deveres na escola, mas se estiver bom, dou uma caída. Meu dia se resume em comer e surfar (risos).


11. COMO VOCÊ CONCILIA SUA AGENDA DE VIAGENS COM OS ESTUDOS?
Fui obrigado a optar pelo estudo a distância. Não gosto desse método, preferia ir pra escola. A gente sempre empurra com a barriga dentro de casa e não se dedica tanto. Também sinto falta de amigos de escola, trocar idéias, fazer trabalhos em grupo. Quando estou em casa para estudar, acabo indo pro Facebook. Só tive que optar elo método de estudo a distância para administrar melhor meu tempo.

12. DESDE PEQUENO VOCÊ TEM SIDO APONTADO POR NOMES COMO SHANE DORIAN E KELLY SLATER COMO UM SURFISTA PROMISSOR. COMO LIDA COM ISSO?
Vou pra água me divertir e não penso nesse tipo de pressão ou de expectativa. As ondas no Hawaii são perigosas. Já fico nervoso com isso, imagina se eu fosse me preocupar com opiniões. Preciso focar no meu surf e ponto. Tento não escutar as especulações sobre mim, senão ficaria louco.

13. VOCÊ SE VE COMO SUCESSOR DO JAMIE O’BRIEN, COMO MUITAS PESSOAS DIZEM?
Acho que sim. Ele inclusive morou na casa que estou morando agora. Temos o mesmo quintal, surfamos Pipe juntos todos os dias. Ele conhece muito bem a onda, com eu conheço. Por isso, talvez sejamos parecidos no surf. Acho o Jamie um excelente profissional.

14. KIRON JABOUR É UM DOS SEUS MELHORES AMIGOS. VOCÊ JÁ ESTEVE NO BRASIL?
Nunca. Talvez eu vá neste ano para correr o WQS. Estou muito animado pra essa viagem.

15. PELAS ONDAS OU PELAS MULHERES BONITAS?
Com certeza pelas mulheres bonitas e boas festas. Festas a noite toda! Aqui no Hawaii as festas geralmente acabam por volta das 2h da manhã. Não posso ir a boates ainda, pois nos EUA só entram maiores de 21 anos. No North Shore tem altas festas no inverno, são as melhores. Encontro gente do mundo inteiro e me divirto com meus amigos.

16. VOCÊ FREQÜENTA A INDONÉSIA DESDE PEQUENO. QUAL É SUA RELAÇÃO COM O LUGAR?
Já estive lá oito vezes. No verão fico por dois meses. O pessoal lá é muito bacana e as ondas são muito perfeitas. É o melhor lugar do mundo.

17. MELHOR DO QUE O HAWAII?
Opa! Não, depois do Hawaii (risos). Pra mim, aqui é melhor, nasci aqui e amo esse lugar. Não me imagino morando em outro lugar. Pipe é uma das melhores ondas do mundo e eu estou todos os dias aqui. Isso é uma grande vantagem, mas ficar só no Hawaii não dá. Tenho que conhecer e saber surfar todo tipo de onda, para não ter surpresas em campeonatos. A maioria dos campeonatos acontece em ondas como as do Brasil, por exemplo.

18. QUE PAÍSES VOCÊ JÁ VISITOU?
Estive na Europa cinco vezes, passei por Portugal, Inglaterra, França, Espanha e Escócia. África do Sul, três vezes. Austrália e Indonésia, muitas vezes. Não fui para América do Sul ainda.

19. QUAL FOI A ONDA MAIS PERFEITA QUE JÁ SURFOU?
Em primeiro lugar, Pipeline. Depois eu diria que foi nas Mentawai. Nossa, perfeição pura!

20. PROVAVELMENTE VOCÊ GANHA MAIS DINHEIRO E TEM MAIS FAMA DO QUE SEUS AMIGOS DA MESMA FAIXA ETÁRIA. SUA VIDA É PERFEITA?
A minha vida é perfeita sim, pois ganho dinheiro fazendo o que amo. Viver na praia que mais gosto e surfar todos os dias da minha vida significam ter uma vida perfeita.

21. QUEM SÃO SEUS AMIGOS PROFISSIONAIS MAIS PRÓXIMOS?
Kelly Slater e Jamie O’Brien. São amigos que tenho contato, costumo ligar de vez em quando.

22. QUEM SÃO SEUS PATROCINADORES E COMO VOCÊ LIDA COM ELES?
O’Neill, Vans, Pyzel, Jack’s Surf Shop, Sector 9, Freestyle e Spy. Na verdade, nem falo com eles. Minha mãe trata dessa parte. Minha preocupação é somente surfar bem. Eles contam com isso, e minha “vida perfeita” também depende deles.

23. SENDO UMA PESSOA TÍMIDA, COMO LIDA COM A MÍDIA O TEMPO TODO ATRÁS DE VOCÊ?
Meu único problema é que marco as entrevistas e costumo esquecer. As pessoas ficam bem chateadas, mas meu foco está no surf e se tiver um mar clássico não lembro de mais nada. Mas dou entrevista na boa, sou tranqüilo quanto a isso. Sei que faz parte do meu trabalho.

24. O QUE AS PESSOAS PODEM ESPERAR DE JOHN JOHN FLORENCE NO FUTURO?
Pretendo estar entre os Tops do World Tour, esse é o meu objetivo. E também devo estar formado no colégio. Quero me livrar disso logo! (risos)