SLATER CONQUISTA O CONGRESSO

POLÍTICOS AMERICANOS RECONHECEM OS FEITOS DO ENEACAMPEÃO MUNDIAL KELLY SLATER


Depois de inspirar gerações de surfistas e admiradores com suas conquistas em campeonatos e uma carreira e imagem irretocáveis, o floridiano Kelly Slater chamou a atenção também dos políticos americanos. Durante um ano, o deputado republicano Bill Posey trabalhou forte nos bastidores do Congresso para mostrar aos seus colegas que Slater é muito mais do que um herói local ou um ícone do surf.

De acordo com os levantamentos de Posey, a força da imagem de Kelly ajudou a indústria do surf a crescer mais de 10% nos últimos cinco anos, gerando atualmente um faturamento anual de US$ 7 bilhões ─ desse montante, US$ 2.47 bilhões são provenientes das vendas em surf shops, segundo informações da Transworld Business (números de 2008).

Por isso, no último mês de maio, o Congresso dos EUA prestou uma homenagem a Slater e aprovou o projeto chamado “Resolução Kelly Slater”, reconhecendo o surfista por suas conquistas, por ser um embaixador do esporte e um grande exemplo de cidadão. “Slater tem trabalhado arduamente para dominar um esporte que muitos tentaram, mas poucos realmente foram capazes. Seu recorde de títulos mundiais é impressionante e digno de reconhecimento”, justificou George Cecala, porta-voz de Posey ─ que representa o distrito ao qual pertence Cocoa Beach, praia onde Slater nasceu e cresceu.

Aos 38 anos, Kelly Slater possui nove títulos mundiais e já venceu 43 etapas do Circuito Mundial, além de seis títulos do Pipeline Masters, no Hawaii, um dos eventos mais cobiçados do World Tour, e um troféu de campeão do tradicional Eddie Aikau Invitation. Em 2002 deixou seu nome registrado no “Surfers Hall of Fame”. Slater foi o surfista mais novo a vencer um título mundial, aos 20 anos, em 1992, e também o mais velho, aos 36, em 2008. Até a próxima etapa do WT, em julho na África do Sul, Kelly lidera o ranking mundial em busca do seu décimo caneco.