RECEITA DE SUCESSO

SE NÃO É O MELHOR, O SURFLINE CERTAMENTE É O SITE MAIS INFLUENTE DO PLANETA, FAMOSO POR SUAS CÂMERAS NO HAWAII, NA CALIFÓRNIA E NO MÉXICO, BEM COMO POR SEU CONTEÚDO RICO EM FOTOS, ENTREVISTAS, VÍDEOS E ARTIGOS POLÊMICOS. EU OUVI JONNO WELLS, CEO DO SURFLINE, E ELE EXPLICA AS RAZÕES DO SUCESSO DO CONCEITUADO SITE INSTALADO EM FRENTE AO PÍER DE HUNTINGTON BEACH, CA.
01. POR QUE O SURFLINE É UM DOS MAIORES SITES DO MUNDO? QUAL O SEGREDO?
Nossa equipe ama o que faz e acho que estamos sempre evoluindo. Trabalhamos diariamente para desenvolver nosso produto e torna-lo cada vez melhor.

02. QUANTAS CÂMERAS O SURFLINE POSSUI E QUAL DELAS TEM MAIOR AUDIÊNCIA?
Temos cerca de 120 câmeras. A popularidade depende das condições do mar, mas ao longo do ano as mais acessadas são Huntington Beach, Pipeline, Ventura e Malibu.

03. VOCÊS TÊM PROBLEMAS COM LOCAIS POR CAUSA DA COBERTURA DAS CONDIÇÕES DO MAR COM CÂMERAS?
Raramente. Somos bastante sensíveis a respeito de onde não devemos colocar câmeras. Somos surfistas e respeitamos o fato de que nem todo pico deve ter uma câmera. O interessante nas pesquisas que temos é que as câmeras ao vivo são efetivas para mostrar aos surfistas o quanto o pico está crowd, para ajudar na decisão de surfar num local mais vazio. O uso de câmeras não causa o crowd.

04. QUAIS AS PRINCIPAIS DIFERENÇAS ENTRE O SISTEMA DE PREVISÃO DO SURFLINE (LOLA) E O DA MARINHA NORTE-AMERICANA (NOAA)?
A principal diferença é que o LOLA roda em nossos servidores e possui muitos dados, incluindo informações geradas pelo próprio NOAA WaveWatch III. O sistema do NOAA é feito para estimar swells em alto-mar e não calcula a altura das ondas. Swell e tamanho do surf nas praias são coisas diferentes. São relacionadas, mas são diferentes dependendo dos componentes das direções do swell, batimetria (medição da profundidade do oceano) e recorte do litoral. Todos estes fatores devem ser calculados para prever a altura das ondas em praias específicas.

05. VOCÊS COSTUMAM TER PROBLEMAS COM O FÓRUM?
Paramos te ter problemas porque não usamos mais fóruns abertos. Agora temos discussões moderadas sobre tópicos de surf. Os usuários podem subir fotos, vídeos, textos sobre eventos e fazer comentários sobre o esporte. As discussões seguem abertas e bastante opinativas, mas não são publicadas se estão fora de contexto. Nosso negócio é surf, não falamos de política, religião ou futebol. Existem vários lugares onde as pessoas podem falar abertamente a respeito desses assuntos.

06. O SURFLINE TEM PUBLICADO RECENTEMENTE MUITOS ARTIGOS E VÍDEOS A RESPEITO DO SURF BRASILEIRO. QUAL SUA OPINIÃO SOBRE O ESPORTE NO BRASIL?
Surf é um esporte global. Grandes surfistas e ótimas histórias do surf surgem em todos os lugares do planeta. O Brasil tem bons surfistas e que oferecem uma grande contribuição ao esporte. Carlos Burle, por exemplo, teve uma temporada épica no último inverno no Hawaii. O Surfline cobriu não pelo fato de Carlos ser brasileiro, mas por ele ter dado uma grande contribuição ao esporte de uma forma global. O Brasil possui uma rica história no esporte. Não é uma surpresa haver tantas contribuições vindas do Brasil.

07. QUAIS PAÍSES GERAM MAIS TRÁFEGO AO SURFLINE?
EUA, certamente, além de Austrália, Canadá, Brasil, Reino Unido. Fora dos EUA, cresce a porcentagem de usuários diários.

08. QUAL A MAIOR AUDIÊNCIA JÁ REGISTRADA PELO SURFLINE?
No ano passado chegamos a ter em um dia 225 mil usuários individuais.

09. QUAIS OS PLANOS PARA A EXPANSÃO DO SURFLINE?
O plano é tornar o site melhor, mais acessível e mais interessante para um número cada vez maior de surfistas ao redor do mundo. Nós gostaríamos de trabalhar com muitos parceiros pelo planeta, assim podemos criar novas idéias e produtos melhores em conjunto para os surfistas.