O SONHO CONTINUA


O MCD Charger In Memory of Zeca Scheffer foi um marco para a cidade de Torres (RS) e provou que, com respeito e organização, o surf pode ser um aliado na preservação da ilha dos Lobos. No último dia 10 de junho, numa manhã típica de frio e sol no Sul do país, esporte e consciência ambiental se uniram para homenagear o big rider local Zeca Scheffer. Surfista de alma, Zeca fez história por sua coragem frente aos desafios e pela dedicação aos seus sonhos. Salvou muitas vidas em resgates no mar e recebeu homenagens de honra ao mérito do corpo de bombeiros. Desbravador do surf de ondas grandes na ilha dos Lobos e na laje de Jagua, ele faleceu há quase quatro anos num acidente de carro na BR-101, em Santa Catarina.

Diversas entidades da comunidade, atletas locais e convidados estiveram presentes em uma sessão cerimonial de surf. Surpreso com o espírito de solidariedade que encontrou em Torres, o carioca Stephan Figueiredo declarou: “Foi um dia de confraternização e não uma competição, bem mais legal que eu imaginava. A continuidade de um sonho realizado depois de anos”. Seguindo as restrições exigidas pela autorização do ICMBio (entidade governamental que preza pela preservação do Revis da ilha dos Lobos), a organização adotou todas as medidas necessárias para que a prática do surf na remada fosse feita com segurança e não afetasse os leões-marinhos e os lobos-marinhos. “Surfar na ilha sem agredir a natureza era a maior preocupação do Zeca”, disse o local Cristiano Cardoso.

Numa linda manhã, com vento terral, o sol da alvorada refletia no mar e iluminava os participantes reunidos em um barco numa área segura da Unidade. Porém para os surfistas as condições estavam desafiadoras: “A onda é um tubo animal. Havia uma correnteza absurdamente forte e pra se manter no pico era uma corrida contra a força d’água”, afirmou Marcelo Trekinho. Os locais surfaram com muita garra em memória do saudoso amigo e relembraram alguns momentos de suas vidas. “Lembro como se fosse hoje quando fui à ilha com o Zeca pela primeira vez. Pra mim foi muito emocionante poder voltar e surfar a onda como uma forma de homenagem. Esse evento na ilha foi um sonho do Zeca realizado”, disse Rodrigo Cardoso.

Ao término das baterias, na cerimônia de encerramento organizada no alto do morro do Farol, após ter acompanhado todas as ações em um telão ao vivo, a comunidade aguardava ansiosa pela premiação. A galera de Torres dominou as primeiras posições, com Daison Pereira em 4º, Emerson Peres em 3º, e Felipe Martins em 2º.

Isso porque a primeira colocação já tinha dono desde o início. Para surpresa dos presentes, o troféu foi entregue à família Scheffer, num dos momentos mais emocionantes do dia. “Na hora da premiação, quando a família do Zeca recebeu o troféu de campeão, foi um sentimento puro e chorei como todos que estavam ali”, lembrou Trekinho.

Diz o ex-Top do World Tour e convidado Paulo Moura: “Tive a honra de fazer parte de um evento especial e participar da realização do sonho de um guerreiro. Foi emocionante sentir o vazio da perda de uma família ser preenchido, mesmo que por alguns instantes, pelo orgulho de ter o sonho do filho realizado”. Em nome da família, a irmã de Zeca, Fernanda Scheffer, agradeceu: “Para nós é importante saber que ele é lembrado entre tantos amigos e desconhecidos. O sonho dele foi realizado, não como a gente gostaria, mas tenho certeza de que ele estava ali surfando com a galera. A saudade aumenta a cada dia e conforta ver que ele vivia cercado por pessoas boas, que considero amigos e irmãos”.

Em seguida uma contrapartida ambiental foi anunciada ao ICMBio e um bote inflável de quatro lugares com motor de 40 HP foi entregue à entidade para auxiliar na preservação da Unidade. Ao corpo de bombeiros de Torres, roupas de borracha foram cedidas para colaborar nos salvamentos. Posteriormente, Ney Cantarutti Jr., chefe do Revis da ilha dos Lobos, ministrou uma palestra às crianças da rede pública de ensino, estimulando a criação de redações sobre o meio ambiente local. Os melhores textos foram premiados com brindes especiais do evento. “Esse encontro foi uma coisa que fizemos por um irmão que não está mais aqui. É um trabalho pra durar muitos anos. Estamos dando continuidade ao ideal de um guerreiro”, completou o amigo e organizador César Kruger.

O evento contou com a participação do professor e biólogo Christian Luz, do oceanógrafo João de Mendonça Furtado e do procurador da República Ricardo Trunfo. “No decreto da re-categorização da Unidade para Refúgio da Vida Silvestre em 2005, foram previstas atividades esportivas e de recreação. Apesar da polêmica gerada pelo assunto ao longo dos anos, o evento foi antecedido por estudos e teve respaldo nos vários segmentos do ICMBio e no Ministério Público”, ressaltou Ney Cantarutti Jr, chefe do Revis da ilha dos Lobos.

A ilha dos Lobos é um aglomerado de rochas disposto há quase 2 quilômetros da beira da praia. Ali se abrigam, em sua maioria, machos adultos e juvenis de lobos-marinhos e de leões-marinhos que migram do Uruguai e Argentina, principalmente durante o inverno, além de diversas espécies de peixes e aves. A pesca e o desembarque dentro da área da Unidade não são permitidos. O surf no local segue proibido. O formato do evento buscou demonstrar que a prática ordenada do esporte pode ocorrer de forma sustentável e servir como aliada na preservação do meio ambiente, dando continuidade ao trabalho que Zeca Scheffer deixou para a comunidade de Torres, um legado de surf e consciência ambiental próprio de quem dedicou sua vida ao mar.