SURF DE LUTO

NO INÍCIO DE ABRIL, A TRÁGICA NOTÍCIA DA MORTE DE EDSON “LEDO” RONCHI CHOCOU A COMUNIDADE DO SURF. FUNDADOR DA REVISTA INSIDE, EX-PRESIDENTE DA FEDERAÇÃO CATARINENSE DE SURF (FECASURF) E SÓCIO DA MARCA DE ÓCULOS ELETRIC, LEDO FOI ASSASSINADO EM CASA NUMA TENTATIVA DE ASSALTO. ATÉ O MOMENTO, DOS QUATRO SUSPEITOS, TRÊS ESTÃO PRESOS. PARA HOMENAGEÁ-LO, PEDI PARA QUE UM AMIGO PRÓXIMO, DAVID HUDASEL, ESCREVESSE ALGUMAS PALAVRAS SOBRE ELE.

Edison Ronchi, o Ledo, se ausentou aos 50 anos. Parece que foi muito cedo, mas quem sabe destas coisas? Na Missa de Sétimo dia, realizada dia 13 de abril na Igreja da Lagoa da Conceição, em Florianópolis, o padre falou sobre a leveza de espírito, que ao morrermos não temos mais saudades, dor e todos os sentimentos relacionados ao tempo, pois no eterno se perpetuavam os sentimentos bons ou ruins que cada um desenvolve no presente. Ledo foi positivo, ele era um cara pra frente. Após as palavras do padre, Ícaro, o filho mais velho, falou como um grande homem. Mostrou que é filho do Ledo. Disse que o pai cumpriu sua missão, tinha realizado tudo que um homem pode desejar. O amor à esposa, filhos e sucesso nos negócios. Foi emocionante estar em uma igreja lotada, vendo Ícaro falando firme e fazendo todos, mas todos mesmo, caírem em choro.

Conheci o Ledo em sala de aula na Universidade Federal de Santa Catarina. Na época, 1982, fazia computação e ele, jornalismo. O cara já era uma pilha... A partir desta época, tive o privilégio de conviver com um dos caras mais motivacionais que conheci. Ele me incentivou em muitas atividades, mas não fui o único, pois grande parte das pessoas que estiveram ao seu lado também tiveram este privilégio. Sabe aquele tipo de incentivo típico de ‘paizão’, que apóia e incentiva, que dá pilha? Então, este era o Edison Ronchi.

Ledo veio de Tubarão ainda muito jovem, aos 14 anos. Fez o segundo grau e depois passou no vestibular para jornalismo. Neste início de faculdade se manteve lixando pranchas em fábricas da Lagoa. No final da faculdade, usou um folheto informativo da Associação Catarinense de Surf para desenvolver o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), que veio tornar-se a Revista Inside com circulação nacional. Fez o veículo se desenvolver ao mesmo tempo que o surf catarinense também crescia. Inclusive, em 1987, uma edição chegou a imprimir 120 mil exemplares. Ele foi eleito presidente da Federação Catarinense de Surf e realizou muitos campeonatos. Circuitos locais, estaduais, nacionais e internacionais. Como um verdadeiro guerreiro, ajudou muitas pessoas. Sempre foi um entusiasta da vida, dos amigos e da família. Neste entremeio, conheceu o Beco dos Surfistas na Joaquina e ali criou amigos, promoveu festas e fez a Chalé. Ledo falava alto, dava gargalhadas com satisfação. Quando se entrava no Beco dos Surfistas para ir a sua casa, na curva do Santa Cruz (Campo de Futebol), já dava para ouvir o Ledo ‘gritando’. Neste vaivém no Beco dos Surfistas conheceu Simone, sua mulher com quem teve dois filhos, surfistas, amigos, parceiros.

Ledo, como bom brasileiro que nunca desiste, caiu e se levantou, mais de uma vez. Abraçou a família e trabalhou, trabalhou, e trabalhou, e se levantou. Mas em todos os momentos nunca deixou de abraçar os amigos, nunca deixou de dar força. Isto era natural dele, ver as potencialidades dos que estavam ao seu redor. Também era conhecido como senador Ledo Mur, pois como em todos os lugares em que morou e pelas passagens por todo Brasil, deixou um rastro de amizades que seriam suficientes para elegê-lo a senador, o senador Ledo Mur da República, tamanho era seu carisma, tamanho era sua verdade pela vida”.