Surf Camp Asilo


A indústria do surf tem marcado a maior bobeira. Isso porque teima em brigar por um único mercado, o dos adolescentes. Todas as marcas de surfwear disputam os mesmos moleques de sempre, mas se esquecem de que a garotada de ontem vai ser, um dia, a coroada de amanhã. E essa velha guarda está completamente desassistida. Não tem nada nas prateleiras das lojas de surf para os carecas, pancinhas, ceguetas, surdinhos, capengas. Nada.

Tive a idéia de escrever sobre o assunto quando observei, nas areias do Arpoador, um véio gordito tentando se espremer numa roupa de borracha alguns tamanhos menor que o dele. O tempo foi cruel com o figura e aquela roupa que ele costumava usar muitos anos atrás já não entrava mias nem por um decreto. Pensei que o cara fosse sufocar na tentativa. A cena era aflita ─ barrigão para todos os lados, olhos esbugalhados pra fora e aquela roupa esticadaça sem conseguir fechar. O cara não conseguia se mexer e olhava fixo na direção do horizonte. Nem sei o que aconteceu, porque fui cair e na volta o pobre não estava mais lá.

Com o passar dos anos, ganha-se uns quilinhos a mais. É da natureza humana. Então porque não fundir as tradicionais roupas de borracha com as famosas cintas térmicas que emagrecem? Uma boa dica pra Rip Curl. Você fica quentinho e ainda ajuda no emagrecimento. Surfistas acima do peso como Greg Noll e Pancho Sullivan seriam sérios candidatos a patrocinados dessa nova linha e poderiam estrelar campanhas com fotos estilo antes e depois. “Eu era assim, 160kg, tinha a maior dificuldade em andar nas merrecas, mas depois da minha Rip Curl Emagrocinta me sinto bem melhor. Estou com 85kg e voando nas marolas”, diria nossa estrela peso pesado.

A Quiksilver, por sua vez, podia muito bem lançar uma linha de perucas Kelly Slater. Todo mundo sabe que sol e água salgada são os maiores vilões dos fios de cabelo da galera, e por isso quanto mais o tempo passa mais lustrosas ficam nossas cabeças. Por alguns milhões, o 9× campeão do mundo voltaria a se parecer com aquele adolescente loirinho da Flórida de tempos atrás. E o que a marca iria faturar com essas Perucas Kelly não está no gibi. A Billabong, por sua vez, deveria lançar tintura para cabelos grisalhos. Eles poderiam comercializar, por exemplo, as linhas Blond Irons, para os que gostam de cabelos dourados, ou Moreno Jambo Parkinson, para cabelos negros. Sem falar em amaciantes para cabelos rebeldes e emaranhados modelo Afro Machado.

Canso de ver malandrinho sentado no outside com os olhos espremidos tentando enxergar alguma coisa. Bem que a Oakley poderia inventar e vender óculos de grau à prova de ondas para os míopes e ceguinhos. Imaginem a felicidade desses senhores podendo enxergar tudo, até mesmo a próxima série, a última do anoitecer, com seus óculos fundo-de-garrafa Oakley Blind Series. E porque não aparelhos auditivos Hang Loose, que além de impedirem a entrada de água salgada no ouvido, ainda ajudariam contra a incômoda surdez? Pelo menos no crowd de terceira idade, com Oakley Blind Series e Audio Loose, aquelas ridículas desculpas de “foi mal, não te vi” ou “eu não ouvi você gritando” acabariam de vez.

Mas de todas as minhas sugestões para atender aos esquecidos surfistas de fim de carreira, talvez a melhor e mais importante seja o plano de previdência Surf Camp Asilo. O cara vai pagando suaves prestações por um número × de anos e depois tem direito a se aposentar e se internar num asilo para velhinhos surfistas. Boa idéia para os surf camps existentes ampliarem seus negócios e atingirem um outro mercado. Tavarua Surf Camp Asilo, Grajagan Surf Camp Retiro. Mas como a turma já vai estar caindo aos pedaços, os picos deverão ser bem facinhos e com um canal tranqüilo. Além disso, enfermeiras gostosas cuidariam da galera, dariam aquela força pra vestir o short, passar parafina e ainda ouviriam pacientemente as cascatas dos “velhos tempos”. Espero que quando chegar a minha hora, já tenham fundado essas operações e eu possa me internar num desses. De preferência com uma esquerdinha bem perfeita na frente.