PARCEIRAS DOS SURFISTAS

As companhias aéreas GOL e AZUL deixaram de cobrar pelo transporte de pranchas de surf. As outras empresas, porém, continuam lesando os surfistas ilegalmente.


O “momento check-in” sempre foi um dos maiores tormentos para nós, surfistas. Quem nunca ficou revoltado em ter que desembolsar uma boa grana para transportar os foguetes? A ótima notícia, porém, é que as companhias GOL e a Azul não cobrarão mais pelas pranchas, conforme divulgaram através de suas assessorias de imprensa na primeira quinzena de março.

Consideradas como bagagens especiais, elas agora fazem parte da franquia mínima ─ 23 kg em território nacional. Ou seja, se você embarcar com uma mala de 10 quilos, ainda terá 13 quilos livres para as suas pranchas. Vale lembrar que as companhias mencionadas só cobrarão dos passageiros caso o peso seja excedido.

Embora a ANAC (Agência Nacional de Avaliação Civil) declare que “a cobrança de taxas especiais para transporte de pranchas de surf, por parte das empresas aéreas, bem como o ‘termo de isenção de responsabilidade’, não encontram amparo na legislação vigente”, a maioria ignora a lei prevista. Na real, as que ainda cobram, definem o preço como bem entendem. Portanto, como um atleta já ouviu de um atendente certa vez, “pague a taxa para não perder o vôo e depois ligue para o Procon, corra atrás de seus direitos”. Mas para evitar este tipo de estresse, listei, a seguir, as companhias que certamente vão querer te arrancar um “dindim” no seu próximo embarque nacional.

Então vamos lá, previna-se. No site da Tam não há informações quanto às “bagagens especiais”, mas a assessoria de imprensa da companhia confirma que continuará cobrando a quantia de 100 reais por prancha em cada trecho. Na OceanAir, prancha de surf é considerada excesso de bagagem, mesmo que o passageiro não tenha outro pertence para despachar (entendeu?). Resultado: cada quilo deve ser multiplicado por 0,5% da tarifa cheia. Além de pagar, você precisará solicitar uma reserva com antecedência. Pela Webjet, a bagatela sai por 70 reais por prancha-trecho, já a assessoria da Trip não quis se manifestar e no site não havia informações sobre transporte de pranchas. Agora, quando você voar pelo Brasil já sabe qual companhia escolher, certo?