Eddie Would Go

Para quem é do surf, não há dúvida de que já ouviu falar no Quiksilver Big Wave Invitational in Memory of Eddie Aikau. Porém, se o conhecimento sobre o famoso homem do mar havaiano se limita ao campeonato, a leitura de Eddie Would Go pode ser interessante.


Juntando entrevistas da família Aikau, dos amigos de Eddie e de vários ícones do Surf, Stuart Holmes Coleman faz uma crônica da vida ─ e da morte precoce ─ desta lenda do North Shore havaiano. O livro vai das histórias de seus incríveis resgates como salva-vidas em Waimea às enormes festas na casa da família Aikau para comemorar os feitos dele como big rider. No caminho, o autor pinta um intrigante retrato do North Shore durante os anos 60 e 70, detalhando o crescimento do Surf profissional, o aparecimento do localismo, e sessões históricas em Waimea.

Como os leitores logo se dão conta, a vida de Eddie não foi toda de agitos e tubos. O livro de Coleman descreve com precisão tanto as coisas boas quanto às tragédias que marcaram a vida de Aikau e moldaram o quieto e introspectivo homem. Tudo culmina em 1978 com a trágica história do naufrágio da canoa Hokule’a e dos esforços heróicos de Eddie para salvar seus companheiros da tripulação. Quando a canoa ficou à deriva numa tempestade em alto mar, ele decidiu pegar sua prancha e remar para ir a busca de ajuda, e nunca mais foi visto.