Billabong Pro Mundaka

O paulista Adriano de Souza conquistou a primeira vitória de sua carreira no ASP World Tour nesta terça-feira, ao vencer o australiano Chris Davidson na final do Billabong Pro em Sopelana, País Basco.


O título foi decidido em esquerdas com até 1 metro nas maiores séries do beach break.

Com uma excelente campanha durante todo o campeonato, Mineirinho não fez diferente na final. Sem dar qualquer chance ao australiano venceu por 16.40 a 11.83 pontos.

"Estou muito feliz com minha primeira vitória. Quero agradecer a todos que me deram suporte para estar aqui, meu patrocinador e minha famíla. Muito Obrigado! Este foi nosso, Brasil!", vibra o campeão da etapa, completamente emocionado.

Para vencer a final, o guarujaense de 22 anos demonstrou muita personalidade e impôs seu ritmo ao castigar as ondas com fortes pauladas e rasgadas de backside, para arrancar notas 7.50 e 8.90.

A três minutos para o término, logo de depois do brasileiro conquistar a nota 8.90, o australiano desistiu da briga e reconheceu a vitória brazuca, ao abraçar Adriano de Souza dentro da água e parabenizá-lo pela vitória.
"Não tenho palavras para expressar o quanto estou feliz agora. Venho trabalhando duro para isto desde que venci o ASP World Junior Championship (2004) e o WQS (2005), para finalmente vencer aqui em Mundaka, onde a cultura é tão rica e as pessoas amam o surf. Isto é incrível! Este é o dia mais especial da minha vida!", comemora Adriano de Souza.

Depois de reconhcer a vitória do brasileiro dentro da água e antes do término, o australiano que também obteve o melhor resultado da carreira no tour, não poupou elogios ao vencedor.

"Tudo tem um sentido especial para mim neste evento, por algum motivo. Tudo deu certo e eu me senti confiante em cada bateria. Não consegui encontrar as ondas na final, mas parabenizo o Adriano, ele é um vencedor com méritos verdadeiros", elogia Chris Davidson, que agora assume a vigésima colocação no ranking e escapa da zona de rebaixamento.

Antes de chegar à final, Mineirinho despachou grandes nomes do ASP World Tour, como o eneacampeão mundial Kelly Slater, o havaiano Fred Patacchia, o experiente Taylor Knox e o sul-africano Greg Emslie.

A prova estava programa para acontecer nas clássicas esquerdas de Mundaka, mas como elas não apareceram o evento foi transferido neste dia decisivo.

"Treinei bastante aqui em Sopelana nos últimos dias, pois sabia que a competição poderia ser transferida para cá", contou o campeão em entrevista depois das quartas-de-final.

"As condições foram difíceis para este evento, mas surfamos as melhores ondas que apareceram. Chris Davidson é um surfista muito forte e está em busca de vitória há um bom tempo. Quando ele ganhou do CJ na semifinal eu já sabia que a batalha seria dura", conta Mineirinho, já depois da vitória.

Com esta vitória, Adriano de Souza assume a terceira colocação do ranking, atrás de Joel Parkinson e do líder Mick Fanning, que assumiu a ponta do ranking nesta etapa.