Dia Internacional da Árvore


Cidades cinzas pedem verde, mas na hora de plantar uma árvore deve-se pensar também na fauna e na flora para que tenhamos uma arborização consciente. O avanço das construções nas cidades fez com que muitas áreas verdes fossem diminuídas gradativamente, dando espaço ao cinza e à poluição. Por este motivo, sempre são feitos programas e solicitações para que a população plante nova muda em diferentes locais. Isso é benéfico para as cidades, desde que seja feito com consciência.

A arborização, principalmente em ambientes urbanos, inclui muito mais responsabilidades do que simplesmente plantar uma semente em qualquer lugar. Para que a boa ação não se torne um pesadelo para a fauna, a flora e o próprio ser humano, antes é necessário pesquisar e descobrir quais as espécies mais adequadas para cada região, levando em consideração o tipo de solo, ar e altitude. Nas prefeituras de algumas cidades já existem pesquisas prontas definindo as espécies corretas para o plantio.

Entre outras informações, deve-se pensar nos animais que poderão usufruir da árvore para a sua sobrevivência, no tipo do fruto que nascerá e no tamanho de sua copa e raiz. A maioria opta por espécies mais exóticas ou as que produzem belas flores, no entanto, nem todas se adaptam ao ambiente e podem, inclusive, atrapalhar o crescimento de árvores nativas.

ÁRVORES FRUTÍFERAS
Várias espécies de árvores podem ser plantadas nos ambientes urbanos, inclusive as frutíferas. Mesmo nestes casos, deve-se usar o bom senso ao escolher o tipo de fruta e o local escolhido. As frutas importadas ─ muitas das que são vendidas nas feiras, como abacate, maçã e laranja ─ não são consideradas boas opções. De acordou com o agrônomo Jés Neves, é importante analisar bem os tipos de frutos a serem plantados, pois, ao invés de benefícios, eles podem se transformar em transtornos para a população. “Uma fruta de grande porte pode cair sobre um automóvel ou pessoa. Uma criança pode subir para pegar diretamente a fruta e cair. Além disso, se plantarmos uma árvore de fruto inadequado para a região, podemos deixar de produzir alimentos para diversas aves e outros animais que passam necessitar desta fruta”, explica.

Caso deseje arborizar uma grande área, a melhor alternativa é descobrir quais as árvores mais indicadas. De preferência, essa decisão deve partir de um grupo multidisciplinar com especialistas de várias áreas, como arquitetos, engenheiros ambientas e florestais, não se esquecendo de consultar engenheiros agrônomos e biólogos, que têm condições de definir os melhores tipos e locais para o plantio.


BENEFÍCIOS
As árvores trazem muitos benefícios, principalmente no que diz respeito à retenção e captação de partículas de poluentes que ficam no ar. Além de proporcionar sombra, árvores com grandes copas ─ quanto mais fechadas, melhor ─ podem reter até 70% da poluição no ar, produzida principalmente pelos automóveis. Em ambientes urbanos, também ajudam na redução dos níveis de ruídos, pois as plantas absorvem e refletem as ondas sonoras.

Quando bem harmonizados, os ambientes urbanos podem equilibrar a temperatura, a umidade do ar, os suprimentos de energia, proteger a fauna local e também proporcionar um bem-estar físico e psicológico às pessoas que ali vivem.


PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
Quando se planta numa cidade, as raízes, por exemplo, devem ser de um tamanho que não comprometa a calçada, o meio-fio e as construções próximas. O formato das copas também deve ser levado em conta, pois podem interferir na rede elétrica, nas ruas e avenidas. Depois de feito o plano estrutural de arborização, com a análise das espécies que serão plantadas, é recomendável fazer um plano de distribuição, pensando na estética e na harmonia artística.


ANTES DE PLANTAR, PROTEJA!
Se você não sabe qual árvore escolher, desconhece a espécie mas adequada para o ecossistema, mas quer ajudar de alguma maneira, que tal cuidar e proteger as árvores que já estão de pé?

Preservar as árvores em áreas urbanas não é uma tarefa tão difícil. Veja a seguir, algumas dicas que podem ajudar:
Cuide para que as mudas e os galhos de árvores baixos não sejam arrancados;
Não fixe pregos nos trocos, pois isso pode contaminar a árvore por fungos e outros parasitas. Troncos não servem para fixar placas, cartazes ou gravar nomes;
Pintar a base das árvores prejudica o seu desenvolvimento;
Não permita que cercas de proteção sejam arrancadas. Elas podem garantir à muda um crescimento saudável.