A arte de entubar


É A MANOBRA MAIS DIFÍCIL E DESEJADA
Estimativas apontam que menos de 5% dos surfistas de todo o mundo dominam a técnica para se colocar constantemente dentro de tubos. Além da dificuldade da manobra, são poucas as ondas consistentes que quebram tubulares e com uma boa formação. A maioria dos tubos não dura mais de três segundos. Em uma pequena elite de picos de surf, como Kirra, na Austrália, e G-Land, na Indonésia, os tubos podem durar até 15 segundos em dias épicos.

PASSOU A SER FREQÜENTE NOS ANOS 60
Até a década de 50, pegar tubos era algo raro. No início dos anos 60, os havaianos Conrad Cunha e Sammy Lee passaram a entubar com regularidade. O californiano Butch Van Artsdalen é conhecido como o primeiro tube rider da história. Artsdalen conquistou tal reputação com as suas performances épicas em Pipeline, onde estabeleceu os novos padrões, com um tubo surfado em novembro de 1962, ao ser coberto pela onda e cuspido para fora como um foguete.

FOI REVOLUCIONADA NA DÉCADA DE 70
Nos anos 70, o sul-africano Shaun Tomson e o havaiano Gerry Lopez mostraram ao mundo novas maneiras de permanecer o mais tempo possível entocado. Tomson, campeão mundial em 1977, desenvolveu uma técnica própria de manobrar a prancha, enquanto encoberto pela crista da onda, que permitiu que ficasse mais fundo do que qualquer outro surfista da época. Lopez chocou o público com a extrema calma e confiança com que botava para dentro nas maiores ondas de Pipeline. O seu jeito zen de entubar virou referência de estilo e ainda hoje é imitado por surfistas de todo o planeta.

SÃO PEGOS HOJE EM ONDAS DE ATÉ 50 PÉS
Até a década de 90, a esmagadora maioria dos tubos era surfada em ondas de no máximo 15 pés. Não eram comuns as tentativas em ondas gigantes até que big riders, como os havaianos Titus Kinimaka e Brock Little, passaram a se colocar dentro de tubos monstruosos em Waimea. O tow-in possibilitou que a barreira fosse rompida: rebocado por um jet-ski, o surfista tem condições bem belhores de se posicionar em lugares mais críticos. Hoje, os mais corajosos surfistas de ondas gigantes pegam tubos em ondas de até 50 pés em Jaws, na ilha de Maui, no Hawaii.