Yan Daberkow


Alemãozinho, é assim que Yan Daberkow, local de São Francisco do Sul (SC), é conhecido. Pela pinta do garoto já dava para sacar que seria surfista. Começou a pegar onda de verdade aos cinco anos. Hoje, com 13, conta com uma bagagem de peso para a sua idade. Já desfrutou de lugares como: Fernando de Noronha, Costa Rica, Peru, Equador e Hawaii. Ainda na escola, Yan divide seu tempo entre os estudos e os treinos. Quando não está na escola é fácil encontrá-lo na Prainha, que considera seu quintal de casa. O moleque mostrou-se atirado na última temporada havaiana. Pipeline não é para qualquer um, ainda mais para uma criança. Yan não se intimidou. Foi lá, surfou o que tinha que surfar e voltou para o Brasil com a cabeça feita. Mas também considera Pipe a onda que mais o amedrontou.

Já teve resultados expressivos como o primeiro lugar no Billabong Surfgames e no AFS, e terceiro lugar no Rip Curl Grom Search. Ainda é novo, tem muito tubo e aéreo para pegar (considera suas manobras prediletas), por isso não é à toa que está aqui como uma promessa do futuro surf brasileiro.

Como já esteve no Hawaii, lugar imprescindível para qualquer atleta que quer viver do surf, o garoto agora sonha ainda mais alto: Indonésia, nos tubos perfeitos das Mentawai. Com apenas 13 anos Yan também já se enfiou em roubada. "Eu estava na Costa Rica e fotos todos para uma praia secreta onde não tinha nada por lá e o carro encalhou e foi quase parar na água, pois o mar subiu. Depois todo mundo se juntou e empurramos o carro com muita força, aí acabou dando certo", disse Yan. Seu sonho? Não diferente da molecada, ser um Top WCT. Calmaê garoto! Ainda tem muito tempo para isso, precisa tomar muita vaca, vencer campeonatos, viajar e treinar bastante. Enquanto a hora certa não chega, continue se aventurando por ai.