"Carbon Free"


Enquanto rodam o Brasil e o mundo em busca de ondas gigantes e desafiadoras, os big riders pernambucanos Carlos Burle e Eraldo Gueiros não deixam de lado a preocupação com o meio ambiente. Tudo o que eles geram de gases nocivos com seus deslocamentos, de carro ou de jet-ski, será compensado com o plantio de árvores em uma área de preservação permanente de floresta nativa da Mata Atlântica ao longo de 2009. A primeira expedição "CARBON FREE" da dupla aconteceu entre os dias 10 e 13 de abril, em que foram contabilizadas 10tCO2 durante os quatro dias de viagem. O monitoramento é de responsabilidade do Projeto Matas Nativas.

A queima de combustível fóssil gera a emissão de gás carbônico, um dos agentes causadores do efeito estufa. A alta concentração de gás na atmosfera, entre outras coisas, torna o ar mais ácido, altera o pH dos oceanos e modifica significativamente a vida marinha. "Para obter o total de tCO2 emitidas, somamos a quantidade de gasolina utilizada nos dois jet-skis e dois carros usados na viagem do Rio de Janeiro até Saquarema, usando uma 'CALCULADORA DE CARBONO' e obtivemos a quantidade aproximada de 10tCO2 emitidas. Para captar essa quantidade excedente de gás carbônico na atmosfera, serão plantadas árvores nativas da Mata Atlântica em uma área de preservação permanente, onde seu crescimento, maturidade e sobrevivência serão garantidos pelos tratos culturais adequados", explica a bióloga Lígia Moura, coordenadora do Projeto Matas Nativas.

As árvores plantadas estão disponíveis para visualização pelo site Google e suas coordenadas geográficas são: 22º6'35.78" Sul e 48º32'4.12". O Projeto Matas Nativas é uma empresa privada, que atua junto a ONGs, institutos de ensino e empresas privadas promovendo projeto ambientais relacionando à melhoria do meio ambiente e recuperação de ambientes florestais frágeis com risco de degradação.