BOA fé!


SINCERIDADE:
De acordo com o dicionário
“[Do lat. sinceritate.] S.f.1. Qualidade de sincero. 2. Franqueza, lealdade, lhanesa, lisura. 3. BOA fé."
De acordo com a realidade "Sentimento distante, por vezes parecendo estar cada vez mais longínquo das relações humanas."


É certo que novos tempos chegaram para o surf e o mundo. Vivemos a loucura de um capitalismo sem precedentes, ameaças nucleares, rei nascendo negro e morrendo branco, trânsito implacável, aquecimento global, miséria, charlatões no poder saindo com a cara (de pau) impune em vídeos de propina, neguinho jogando criança de prédio e criança jogada na vida. Sem dúvida um "mundo do cão" que para aqueles que ainda possuem o sentimento sincero dentro do peito, não passa de um mundo de possibilidades e por incrível que pareça um mundo que tem muito a ser vivido. O surf através de milênios provou estar acima de tudo e de acordo com esse tal “mundo ainda a ser vivido”. O simples deslizar de uma prancha por cima desses mares nunca deixou de ser suficiente para arrancar, mesmo em tempos difíceis, o sorriso sincero de um surfista. Tudo porque ele se entrega, é sincero consigo, com os outros e com seu ambiente que não se limita ao oceano e sim a todo o ecossistema envolvente.

O surf antes de qualquer coisa deve ser sincero, não basta achar legal porque viu um loirinho bronzeado que é uma gracinha ou uma gostosa de biquíni dando mole pra aquele cara com uma prancha de baixo do braço. O sentimento deve ser mesmo verdadeiro para acordar cinco horas da manhã pegar três ônibus com mala e cuia e dropar algumas marolinhas de verão com aquele crowd intenso, tem que ser muito franco consigo mesmo para entrar naquele mar congelante e passar o dia inteiro batendo dente para aproveitar as boas ondas de inverno, precisa-se de disposição de sobra pra encarar as mais pesadas vacas, tem que ser muito leal para até de madrugada ligar o computador e acompanhar brothers botando pra baixo em campeonatos do outro lado mundo, deve-se ter muita hombridade para quando estiver na praia nunca se esquecer de respeitar esta e todo seu entorno, precisa-se de muita paciência para esperar aquela série surgir no horizonte ou para aceitar aquelas épocas intermináveis de pesca da tainha e derivados.

Enfim, não há disfarce, quem ama o surf sinceramente sabe do que falo, pois não se limita apenas aos exemplos acima, amar o surf é senti-lo completa e sinceramente dentro de si. Sem máscaras, estereótipos ou qualquer modelo de surfista que foi inventado por aí, não há o certo ou o errado. Existem surfistas ricos, pobres, médicos, estudantes, desempregados e empresários. Não há regra, o surf é um esporte sem lei, democrático e que apenas impõe, como qualquer um, a limitação de rejeitar aqueles que não se aproximam de coração aberto, com o sentimento a flor da pele e com a BOA fé. Porque como qualquer pessoa, de MÁ fé? Até o surf já está farto.