WCT Brasil adota novo formato


O palco permanece o mesmo dos últimos anos, mas as mudanças do Hang Loose WCT Brasil 2009 nesta temporada darão outra dinâmica ao evento. Se por um lado a alteração da data do fim para o meio do ano elimina a chance de a prova definir o campeão mundial (como ocorreu com Andy Irons em 2004, Kelly Slater em 2005 e Mick Fanning em 2007), aumenta as chances de as disputas ocorrerem em condições clássicas. Nos meses de junho e julho, a praia da Vila recebe com mais freqüência as grandes ondulações de sul que fizeram sua fama. Para Xandi Fontes, licenciado da etapa ao lado do ex-Top Teco Padaratz, esse é um ganho significativo: "Abrimos mão daquele clima pré-verão, com sol, calor e praia cheia, para priorizar a qualidade das ondas em que serão realizadas as disputas. Quem já viu a Vila quebrando grande nesta época do ano sabe do potencial do pico. E por ser a quarta etapa do calendário, todos os Tops virão disputar os valiosos pontos em jogo", diz Fontes.

O mesmo critério foi usado pelos organizadores para decidir pela adoção do novo formato de competição criado pela Association of Surfing Professionals ─ que estreou em Bell's Beach, também foi usado em Teahupoo e já foi anunciado para J-Bay, Mundaka e Pipeline. Neste formato, não há baterias de três atletas nem a fase da repescagem. Os oito primeiros colocados do ranking 2008 entram direto na segunda fase e o restante dos atletas entram de acordo com a ordem de pré-classificação definida na etapa anterior. Outro ponto que pesou na decisão foi que o formato permite a conclusão do evento em três dias. "Nossa etapa é a que possui menor janela de espera do Circuito, nove dias, e ao fazer a prova em menos tempo, podemos aproveitar melhor o ciclo das ondulações", completa Fontes.

Sétimo colocado no ano passado, Adriano de Souza é um dos Tops que entrarão direto na segunda rodada. "Acredito que será um ganho para o Tour, já que nos permite competir nas melhores condições possíveis. Mas há prós e contras. É bom saber que não ficarei em último lugar na etapa, mas também não terei aquela primeira fase de aquecimento. O jogo é pra valer desde o início", avalia o Top brasileiro.

A mudança da data também abriu a possibilidade de a prova voltar a acontecer em Florianópolis já que a época também é favorável para ondas como Joaquinha e Campeche. Mas essa decisão ficará para 2010, segundo Xandi Fontes. "A praia da Vila possui uma bela estrutura e vai sediar o evento por mais um ano. Vamos avaliar as condições nos dois lugares para comparar e, se for o caso, repensar a locação para os próximos anos". Ele ainda adiantou que a licença junto à ASP foi prorrogada por mais três anos e a premiação, de uS$ 340 mil, terá ajuste anual de 10%. Outras novidades do Hang Loose WCT Brasil 2009 serão a transmissão ao vivo das baterias via internet com locução em português, inglês e espanhol, e vídeos de cada bateria diariamente no site oficial do evento.