Taylor Steele: Um ano, cinco filmes

Você poderia pensar que trocar o maior centro da indústria de surfwear do mundo, no sul da Califórnia, pela ilha de Bali, Indonésia, fosse afastar o mais conhecido videomaker do surf dos holofotes. Mas mesmo após quase duas décadas de carreira, Taylor Steele continua mais relevante do que nunca.


"O objetivo é sempre fazer o próximo filme melhor do que o último, e ganhar o suficiente pra poder fazer o próximo" explica Steele. Você pode achar que, isolando-se em uma ilha de terceiro mundo, Steele acabaria ficando para trás no que se refere às novas tecnologias, mas a Poor Speciment acabou de lançar um novo website. O internauta pode agora alugar, assistir, baixar e comprar seus filmes (poorspecimen.tv).

"Pessoas diferentes gostam de assistir filmes de surf de maneiras diferentes", diz Steele. "Muita gente gosta de ter aquele DVD clássico e assistir no conforto de casa, em seu home heather. Outros preferem ter o vídeo em seu iPod e assisti-lo na estrada, durante uma viagem. O importante é ter opções para todo mundo".

E se você achava que viver numa ilha com ondas tão boas deixaria Taylor distraído e sem vontade de trabalhar, pense de novo. Ele está planejando nada menos do que 5 filmes de surf em 2009. Será isso possível?

"Esses projetos continuam aparecendo sem que eu tenha planejado", diz. "Depois desses cinco, não tenho nada planejado. Bom, quase nada...".


DAYS OF STRANGE
Lançamento: Março de 2009. Resumo: Como muitas imagens de qualidade ficaram fora de Stranger Than Fiction (último lançamento de Steele) e outras tantas que chegam à produtora a cada momento. Taylor colocou seu pupilo, Kai Neville, para criar um vídeo sem frescuras repleto de imagens alucinantes dos melhores surfistas do mundo. Sobras? Nem de longe... Bônus: Muitos trailers e download instantâneo. Segundo Taylor: "Já faz 8 meses que terminamos Stranger Than Fiction, então esse projeto reúne todas as imagens que captamos desde então, mais uma leva de coisas que sobraram dos últimos projetos. Eram imagens tão boas que seria um pecado não fazer um vídeo com elas".

MODERN COLLECTIVE
Lançamento: Final de 2009. Resumo: Seis surfistas. Um ano. E que elenco: Dane Reynolds, Jordy Smith, Yadin Nicon, Dusty Payne, Dion Agius e Mitch Coleborn. Dirigido pelo discípulo de Taylor, Kai Neville, Modern Collective segue essa galera de peso pelo mundo na busca de ondas perfeitas... o resto você pode imaginar. Esse pode ser o Momentum dessa geração. Prepare-se para se sentir um prego. Bônus: São tantos, que nem adianta falar. Mas pode acreditar que você ficará surpreso. Segundo Taylor: "Esse projeto mexeu com a molecada envolvida. Todos estão se esforçando muito para ter a melhor sessão".

THE DRIFTER
Lançamento: Final de 2009. Resumo: Rob Machado parte pela Indonésia para redescobrir a essência de seu surf. Filmado na Indonésia, em 2008, esse talvez seja o projeto mais ambicioso de Steele. Uma indicação é o interesse da Warner Brothers em lançar o filme. Bônus: Machado surfando melhor do que em toda a sua carreira. Segundo Steele: "Conheço Rob há 20 anos e esse projeto é algo pessoal que só foi possível porque nos conhecemos muito bem. Fora que eu sempre quis ver Rob nas melhores esquerdas do mundo".

DRIVE THRU AUSTRALIA
Lançamento: Julho de 2009. Resumo: A série Drive Thru é divertida. A Austrália é divertida. Benji Weatherly e Donavon Frankerheiter são divertidos. E Andy Irons é, bom, tudo bem, Andy é meio louco. Por isso mesmo, ele é o elemento X perfeito para essa aventura pelos confins do continente australiano, dirigida por Greg Browning. Bônus: Taj Burrow mostrando os melhores picos de West Austrália. Segundo Taylor: "Já fizemos muita coisa na Austrália, mas desta vez vamos mostrar apenas picos desconhecidos. Mas as minhas partes preferidas no vídeo acontecem quando a galera não está surfando".

CASTLES IN THE SKY
Lançamento: Março de 2010. Resumo: Trocar alta performance por muita aventura, esse é o objetivo. Steele e o fotógrafo Dustin Humphrey foram aos cantos mais longínquos do planeta em busca de surf e uma experiência diferente. Surfistas de primeira, picos desconhecidos. Visualmente, um filme incrível. Bônus: A trilha sonora foi gravada in loco com artistas locais e os surfistas/músicos Timmy Curran, Rob Machado e David Rastovich. Segundo Taylor: "É um passo à frente de Sipping Jetstreams. É muito mais ambicioso em todos os aspectos".