Cobertura Florianópolis Cine Action



Mandada quase que oficialmente para cobertura do Florianópolis Cine Action que ocorreu no último dia 30 de abril, tive a oportunidade de conferir de perto este que foi uma prévia da grande Mostra Mundial que acontecerá no final de 2009. O evento idealizado por Jorge Baggio, bodyboarder catarinense formado em cinema, teve a felicidade de receber os mais importantes personagens da cena mostrando seu trabalho, contando com a presença de fotógrafos, diretores, produtores, além de estudantes, simpatizantes, enfim, apaixonados por esportes de ação e natureza. Realizado no centro de eventos da Universidade Federal de Santa Catarina, o ambiente criativo universitário não poderia ter sido melhor.

Com filmes muito bem produzidos, o mar, a terra e o céu estiveram muito bem representados através do surf, skate e a alucinante corrida de aviões. Passaram pela tela da UFSC filmes de Bruno Bez com Lisergia e a Premiere Sincronia, -Q 21 de Gustavo Camarão, Nalu de Rafael Mellin e o auge da sessão com o lançamento do filme mais esperado: Fire, The Movie. Estrelado pelo oito vezes campeão mundial de bodyboard, Mike Stewart. O havaiano compareceu pessoalmente e presenciou a estréia do seu mais novo registro feito após 12 anos viajando pelo mundo atrás das melhores ondas. Além de muito bem produzido e dono de um formato alternativo, o filme ganha a característica de conceito, uma vez que enaltece a importância do papel do homem na preservação do planeta, além da menção a situação caótica que vive a sociedade atual.

No campo da fotografia pude conferir as exposições de Basílio Ruy, Agobar Junior e Rick Werneck, todos sempre com belíssimas fotos das melhores ondas e paisagens paradisíacas ao redor do globo. Tão importantes quanto os áudio visuais e as fotografias, foi a matéria sobre o russo Dziga Vertov, interessantíssima que contava a história do cineasta, documentarista e jornalista criador da conhecida grande angular, "olho de peixe" ou "fisheye", tão utilizada na fotografia do surf mundial.

Mais uma vez os esportes de ação e natureza, estiveram muito bem representados e apresentados ao público. Com um compromisso levado a sério e uma equipe focada, a prévia não poderia ter sido melhor e deixou um gosto de quero mais. Bom, o "mais" só no final do ano, portanto, aguardemos, pois seis dias de muita cultura, arte, cinema, esportes e natureza esperam para novamente receberem prestígio daqueles que fazem desses aspectos um estilo de vida.