Ondas de amor e pureza

Poucos artistas conseguiram retratar o surfe no Brasil com tanta originalidade, beleza e verdade como a carioca Mariana Massarani, 42 anos, formada em desenho industrial na UFRJ, ilustradora e autora de renomados livros infantis. Bebendo da pureza da infância, ela vem fazendo um álbum constantemente renovado das emoções e sensações do ato de surfar. Ela até já escreveu e desenhou um livro só de surfe, o delicioso "Aula de surfe" (Global Editora), e não pára por aí. Em seu blog-diário, Mariana está sempre mandando um desenho novo, irado e único. Ver seus desenhos é como redescobrir o que sentimos naqueles instantes inesquecíveis em que nos apaixonamos pelo mar e suas princesas, as ondas. Ah, a artista pega onda também. "Aprendi na escolinha do Rico, com um cara que faz toda a diferença, o professor Zé Roberto".

Conversei com Mariana por e-mail e ela revelou um pouco mais sobre sua vida na arte e no mar.




01. Como surgiu a idéia de fazer o livro "Aula de surfe"? Você surfa? Onde?
Comecei a fazer aula com 42 anos. E nunca me senti tão feliz na minha vida. Quando eu chegava em casa sentia a maior vontade de desenhar como tinha sido o dia. A aula era um barato, tinha criança de toda idade e coroas homens e mulheres, todo mundo amarradão. Geralmente vou à praia na Barra da Tijuca, no posto 4, aonde fica a escolinha e a água é mais limpa.

02. O que é surfar para você?
Uma das melhores coisas do mundo. Gostaria de ter começado quando eu era criança. Os surfistas são as pessoas mais felizes do mundo.

03. Você consegue passar bem demais o prazer em aprender a surfar no livro. Quais os alunos que mais gostaram de aprender a surfar?
Vi lá na escolinha do posto 4 na Barra todo mundo muito feliz. Pais com filhos e algumas poucas mães que também faziam aula. Apareciam muitos gringos também. No fim de cada aula está todo mundo com um sorriso incrível, lado a lado da cara.

04. O livro "Aula de surfe" foi adotado em alguma escola? Pensa que seria um bom título para ser trabalhado em sala de aula?
Não sei se foi adotado, mas uma estória que se passa numa praia, num país com esta costa toda, sobre um esporte bacana e ainda mais sobre uma família que surfa, tem uma empatia boa com o jovem leitor. Botei até um pequeno dicionário de surfe no final!

05. Há em seus desenhos muita cor e um traço original e belo, além do sabor de infância e juventude em cada desenho e personagem. Como esses elementos se casam com o surfe?
Essas aulas e dias que passei na praia tentando surfar me inspiraram mesmo. Nunca tinha sentido vontade de botar no papel o que acontecia comigo, assim tipo um diário gráfico. Tentei desenhar mesmo o que eu via.

06. Você vive das ilustrações e livros que escreve ou possui outros trabalhos também?
Só vivo de desenho! É uma sorte bem grande!



*Quem quiser conferir mais da arte da Mariana, entra em 2 links:
Blog Muitos Desenhos
Flickr da Mari