Urban surfers


A paisagem da praia deserta com coqueiros dá lugar a selva de concreto, a água transparente ganha uma tonalidade meio marrom e finalmente, aqueles seus poucos amigos que curtiam o pico se multiplicam, e o pior, não são mais tão amigáveis. Essa é a rotina do surf nas grandes cidades, a princípio parece estressante e agressiva, mas a interação concreto-natureza forma uma nova estética do surf. A onda e o prédio se contrastam e se completam em uma composição única.


O surfista urbano está em constante interação física com a civilização, não há como se desligar dessa relação. Porém, quando está no mar, ele se isola do ritmo frenético da cidade, se torna um espectador dessa realidade tão distinta da que vive naquele momento em que interage somente com as ondas. Por outro lado, muitas vezes observa o mar através da janela de um carro ou do escritório, apreciando aquele ambiente sublime que, apesar de perto fisicamente, proporciona sentimentos totalmente o opostos a dinâmica da vida nas grandes cidades. O surf urbano é isso, o contraste acentuado, seja no visual ou no "feeling". A agressividade das grandes cidades como moldura das ondas forma um quadro único, diferente do conceito tradicional de surf em um lugar paradisíaco e deserto.

De qualquer forma não importa a sujeira na água, as ondas pequenas e ruins e o crowd se degladiando por elas, o surf se infiltra em qualquer ambiente, criando novas estéticas e conceitos ao interagir com essa paisagem urbana.