Panamá


Banhado ao norte pelo mar do Caribe e ao sul pelo Oceano Atlântico, o país oferece diversas opções para o surf. A água é quente e o clima tropical, de dezembro a abril, predomina a estação seca, onde o vento terral é constante no pacífico e no atlântico costumam entrar as grandes ondulações. De junho a outubro é a estação das chuvas, nessa época a costa do pacífico é mais consistente recebendo ondulações de sul, sudoeste e oeste.


Costa do Pacífico:
Existem alguns bons picos próximos à Cidade do Panamá, porém a poluição e o localismo são pontos negativos.

Malibu:
Beach break na saída de um rio, localizado na área de Gorgonha (84km da Cidade do Panamá). A formação das ondas varia de acordo com o fundo de areia. Malibu costuma quebrar maior do que a maioria dos outros picos da região, pondendo chegar aos 10 pés.

Playa Teta:
Próximo à cidade de San Carlos, é um dos picos mais populares do país. As ondas variam de acordo com a maré e o tamanho do swell.

Playa Venao:
Beach break com ondas de ótima formação localizado a cerca de cinco horas da Cidade do Panamá, próximo à cidade de Pedasi. É uma onda consistente, podendo atingir os 15 pés nas maiores ondulações.

Santa Catalina:
Point break clássico muito conhecido dos brasileiros. Raramente quebra com menos de 4 pés. podendo quebrar acima de 12 pés. Localizada próximo à província de Veraguas.

Morro Negrito:
Localizado no Golfo do Chiriqui, no Pacífico. Morro Negrito tem seis picos de diferentes fundos e tipos de onda. Possui um surf camp.


O Panamá tem a população de 1.578.460 habitantes e sua economia é baseada principalmente nas operações realizadas no Canal do Panamá, que passou a seu total controle em 1999 (antes os EUA auxiliavam no controle). O canal possui 82km de extensão, sendo passagem entre os dois oceanos. A maior parte de sua população é mestiça ou mulata tendo o catolicismo como principal religião. Uma minoria da população vem de descendentes de indígenas, asiáticos, negros africanos e brancos.